Avançar para o leitorAvançar para o conteúdo principal
  • há 6 horas
Procurador-geral de Espanha demite-se depois de ter sido condenado pelo Supremo Tribunal

Álvaro García Ortiz demitiu-se após ter sido condenado a uma pena de dois anos de inibição de direitos e a uma multa por um crime de divulgação de segredos.

LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/11/24/procurador-geral-de-espanha-demite-se-depois-de-ter-sido-condenado-pelo-supremo-tribunal

Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Álvaro Garcia Ortiz demitiu-se do cargo de Procurador-Geral de Espanha poucos dias depois de ter sido suspenso por dois anos pelo Supremo Tribunal do país.
00:09O Procurador-Geral foi considerado culpado por ter divulgado informações confidenciais de uma investigação por fraude fiscal ao namorado da Presidente do Governo Regional de Madrid, Isabel Dias Ayuso, do Partido Popular.
00:23Ortiz anunciou a sua decisão numa carta enviada ao Ministro da Justiça espanhol, Félix Bolanos, na segunda-feira, onde declarou que se ia embora antes de o Supremo Tribunal executar a sua desqualificação por profundo respeito pelas decisões e procedimentos judiciais.
00:39O Procurador-Geral Sessanta acrescentou ainda que a sua decisão baseia-se no seu desejo permanente de proteger o Ministério Público espanhol.
00:47Ortiz foi condenado após uma investigação de meses na semana passada por ter partilhado informações pessoais em segredo de justiça através do reenvio de um e-mail a jornalistas.
01:01A admissão de Ortiz será oficializada quando o Conselho de Ministros espanhola aprovar o que deverá acontecer na terça-feira.
Comente primeiro
Adicione o seu comentário

Recomendado