O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de ciclone extratropical para três regiões do país. A previsão indica tempo severo em pontos isolados da região Sul. Reportagem: Fabrizio Neitzke.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/nC5SiTW62nM
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O ciclone extra-tropical que está se aproximando do Rio Grande do Sul deve causar ventos fortes e chuvas intensas durante o fim de semana.
00:09O Fabrício Naitski, que chega ao vivo agora, traz todas as informações pra gente. Fabrício, bom dia, bem-vindo.
00:19Bom dia, Beatriz, bom dia a todos que acompanham o Jornal da Manhã aqui na Jovem Pan.
00:23É bom a gente ficar de olho, esse ciclone extra-tropical vai chegar aqui em São Paulo, vai causar muita chuva, viu?
00:31Agora, sábado de manhã, tá friozinho aqui na capital paulista, as ruas da capital paulista amanhecem com uma neva, um tempo bastante encoberto, uma garoa fininha caindo por enquanto.
00:43E a previsão é que nesse sábado, pelo menos aqui na capital, continue assim, mas aí a partir de amanhã a situação já muda consideravelmente, a chuva fica pesada.
00:53Isso porque, como você destacou, a formação de um ciclone extra-tropical ali na região do Rio da Prata, que separa o Uruguai da Argentina,
01:02tá causando essa frente fria que vai chegar já a partir da madrugada deste sábado para domingo, lá no Rio Grande do Sul.
01:12Vai atingir no domingo todos os estados da região sul do país, além também do estado do Mato Grosso do Sul.
01:21Como você destacou, a expectativa é de que essa frente fria traga chuva pesada, rajadas de vento de até 100 km por hora, queda de granizo, trovoada.
01:33E aí, a partir da segunda-feira, essa frente fria se estende para outros estados, tanto aqui para São Paulo, mas também até mesmo para o Rio de Janeiro,
01:46para o estado de Goiás e também do Mato Grosso, na região centro-oeste.
01:51Há a possibilidade, inclusive, da formação de tornados.
01:57Inclusive, sobre isso, a gente ouviu a meteorologista Márcia Seabra, que explica por que é um pouquinho difícil conseguir cravar essa previsão de tornados no país.
02:07Para esse final de semana também, não estão descartados novos tornados, mas é importante acompanhar isso, até porque a previsão de um tornado, que é a outra pergunta,
02:20é muito difícil de ser feita a previsão de um tornado.
02:23Com dias de antecedência, eu posso dizer que é impossível.
02:27E essa previsão, normalmente, é feita com minutos de antecedência.
02:30Então, o importante é o que a gente está dizendo aqui, das pessoas estarem preparadas da condição que pode ter, então, dentro de toda essa área.
02:41Ventos que podem passar de 100 km por hora, chuvas acima de 100 mm por hora, além de muitas descargas elétricas e granizo.
02:52Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET, após a passagem da frente fria,
02:57a expectativa é de que as temperaturas tenham uma queda significativa em todos os estados que serão atingidos por esse fenômeno.
03:05Além, é importante a gente ficar de olho, alerta principalmente para o pessoal que trabalha com plantação,
03:13porque na terça-feira, dia 18, a expectativa também é de previsão de geada para a região sul.
03:22E aí também fica todo alerta, né, Bia, porque na semana passada a gente viu o tornado que atingiu a região de Rio Bonito do Iguaçu,
03:31no interior do Paraná, muitas pessoas acabaram feridas, tivemos sete mortes confirmadas pela defesa civil lá no estado paranaense.
03:40Então, é bom a gente ficar de olho, porque se houver a confirmação de fato de um tornado,
03:44é importante que todo mundo esteja bem abrigado, bem protegido, evitar sair de casa e, se necessário, ligar também para a defesa civil.
03:54Importante o alerta, o recado do Fabrício Naitz, que as pessoas por lá ainda estão tentando reconstruir as vidas depois do tornado.
04:01Então, e fica o alerta para que as pessoas acompanhem aí a defesa civil nos próximos dias.
Seja a primeira pessoa a comentar