Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O Tribunal de Contas da União (TCU) criou uma força-tarefa para fiscalizar nove estatais em crise financeira, após relatório do Tesouro Nacional apontar riscos às contas públicas. Entre as empresas sob monitoramento estão os Correios, que enfrentam a pior crise de sua história, e outras estatais com alto endividamento e dificuldades operacionais.
Reportagem: Igor Damasceno

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/OA6bIH0c3ow

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Oito horas e um minuto, iniciamos aqui a nossa terceira hora do Jornal da Manhã nesta quinta-feira com informações ao vivo da nossa reportagem.
00:07Informação importante, o Tribunal de Contas da União vai começar a fiscalizar empresas estatais federais que estão em crise financeira.
00:17Quem tem os detalhes pra gente dessa ação é o Igor Damasceno em Brasília. Pois não, Igor?
00:21Nonato, essa informação foi repassada pelo próprio presidente do TCU, o ministro Vital do Rego, durante a sessão de ontem.
00:32Assim que ele abriu a sessão, já foi logo avisando que o Tribunal de Contas da União vai fazer uma espécie de força-tarefa para monitorar as empresas estatais, ou seja, empresas públicas que estão em crise financeira.
00:47A ideia dele é saber como que essas empresas estão arquitetando, estão planejando para sair dessa crise financeira, o que a motivou a entrar nesse prejuízo, a entrar no vermelho e também quais serão as inovações, inclusive tecnológicas, apresentadas pelos presidentes dessas estatais para que elas saiam do vermelho.
01:12A ideia é ajudar o governo federal a trazer um respiro, um alívio nas contas públicas, também motivadas por essas empresas estatais.
01:22Todo o relatório foi divulgado pelo Tesouro Nacional a respeito das estatais que estão mais em déficit no sistema financeiro, as empresas que estão mais devendo, estão com os cofres mais afetados.
01:35A ideia do ministro Vidal do Rego é fazer uma espécie de fiscalização e também uma espécie de mentoria para ajudar essas empresas a saírem do vermelho, ou seja, dar algumas soluções estratégicas para que de fato elas consigam superar esse prejuízo.
01:54Prejuízo entre as empresas está, por exemplo, os correios. Estão os correios no meio desse embrólio. Por quê? A empresa está com um déficit de mais de 4 bilhões e 500 milhões de reais.
02:07É o pior prejuízo da história dos correios. O atual presidente afirma que a concorrência com o e-commerce é um dos principais motivos para esse agravamento.
02:19Também um despesa com o pessoal. Os correios estão divulgando, dia após dia, estratégias para tentarem sair do vermelho, tentarem sair desse prejuízo.
02:31E é basicamente isso que o Tribunal de Contas quer. Saber como que entrou, qual a estratégia para sair e de que forma pode ser ajudada.
02:40Então, essa força-tarefa já vai começar a monitorar essas empresas estatais. São pelo menos nove empresas que vão ser monitoradas pelo Tribunal de Contas.
02:52E agora é aguardar para saber se realmente essas empresas vão adotar estratégias para saírem do vermelho.
02:59Vermelho, voltamos ao estúdio.
03:00É isso. A gente certamente vai estar de olho acompanhando de perto as informações em torno dessa fiscalização do TCU.
03:07Muito obrigado, Igor.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado