Prefeituras de cidades mineiras gastaram cerca de R$ 6 milhões em emendas Pix para pagar shows sem informar ao governo federal que os recursos foram usados para isso.
Os gastos com atrações musicais não foram informados no Transferegov – portal criado para dar mais transparência às movimentações de dinheiro público.
Imagens: TV Câmara e Redes Sociais
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br
SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai
Siga o Portal UAI nas redes sociais: Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/ Twitter - https://twitter.com/em_com/ Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas /
00:00Prefeituras de cidades mineiras gastaram cerca de 6 milhões de reais em emendas PIX para pagar shows sem informar ao governo federal que os recursos foram usados para isso.
00:09Os gastos com atrações musicais não foram informados no Transferigov, portal criado para dar mais transparência às movimentações de dinheiro público.
00:18As emendas PIX são um recurso que permitem a transferência direta de dinheiro público para a conta dos estados ou municípios.
00:25Esse tipo de orçamento é enviado pelos parlamentares aos municípios sem aplicação definida.
00:31Após receber esse repasse, a prefeitura deve apresentar um plano de trabalho ao governo com os detalhes da aplicação do dinheiro.
00:38Porém, 33 apresentações realizadas em cidades do interior de Minas sequer aparecem no portal de controle do governo federal.
00:45O núcleo de dados do estado de Minas chegou a essas informações a partir do cruzamento de informações do Congresso Nacional e do Tribunal de Contas de Minas Gerais.
00:54Entre os shows sem qualquer rastro de transparência, está o mais caro já realizado no estado com dinheiro das emendas PIX desde 2023.
01:02Foi uma apresentação sertaneja em Itabirinha, cidade com 10 mil habitantes no Vale do Rio Doce.
01:07O evento, que aconteceu este ano, custou R$ 855 mil aos cofres públicos.
01:12Em Sobralha, também no Vale do Rio Doce, há uma emenda que já foi paga para um show em 2026 durante o 24º Festival do Leite da Cidade.
01:20Será 1,1 milhão em emendas PIX para apresentação no município, que tem 5 mil moradores.
01:25Gurinhatã, no Triângulo, lidera as listas das cidades mineiras que encaminharam emendas PIX para a realização de shows e não registraram qualquer prestação de contas no TransfereGov.
01:35O município, também de 5 mil habitantes, gastou 1,5 milhão em apresentações sem transparência.
01:41Você encontra a lista completa de cidades mineiras e quanto cada uma gastou de dinheiro público com shows na série de matérias do repórter Gabriel Ronan.
01:50Está lá no nosso site.
01:51E siga a gente no WhatsApp para receber mais informações sobre este e outros assuntos relevantes para o seu dia a dia.
Seja a primeira pessoa a comentar