O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta terça-feira (14) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no Palácio do Planalto, para discutir o apagão que atingiu o Distrito Federal e pelo menos 12 Estados na madrugada. A falha no fornecimento de energia começou por volta de 0h30, afetando regiões do Sul, Sudeste e Nordeste, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco e Santa Catarina. Reportagem: André Anelli
Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/NKIkw-ayS3k
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O presidente Lula convocou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, para uma reunião no Palácio do Planalto para discutir o apagão que atingiu todas as regiões do país.
00:10Reportagem de André Anelli.
00:12Oficialmente, a reunião do presidente Lula com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, debateu a instalação do Conselho Nacional de Política Mineral.
00:22O colegiado vai ditar políticas públicas para o setor mineral, corrigir situações consideradas como distorções e dar mais previsibilidade ao segmento.
00:33Apesar dessa explicação, a agenda entre o ministro e o presidente só entrou na previsão do Palácio do Planalto no início da tarde desta terça-feira,
00:43cerca de 12 horas depois da queda generalizada de energia em todos os estados do Brasil e também aqui no Distrito Federal.
00:53De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, o ONS, o blackout foi causado por um incêndio na subestação de Bateias, em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.
01:06A queda de energia ocorreu por volta de meia-noite e meia e a normalização completa do serviço ocorreu perto das duas e meia da madrugada.
01:16Em entrevista ao Bom Dia Ministro, poucas horas após o apagão, o ministro Alexandre Silveira explicou que a falha ocorreu por conta de um problema elétrico pontual e não por falta de energia.
01:29Não é falta de energia, é um problema na infraestrutura que transmite a energia.
01:37O sistema perdendo uma subestação desse volume de energia, 500 kV, ele corta programadamente um percentual em cada estado mais próximo, em alguns estados, onde é necessário se fazer uma reprogramação da carga.
01:54O ministro teve uma reunião com integrantes da área energética para detectar a origem do incidente e evitar novos casos que levem à falta de energia elétrica.
02:04Agora, será elaborado um relatório das possíveis causas do incêndio na estação no Paraná.
02:10O documento deve ser divulgado em 30 dias e vai também apontar as ações necessárias para evitar novas quedas de energia.
Seja a primeira pessoa a comentar