Gronelândia não pretende aderir à UE e não fará parte dos EUA
O primeiro-ministro da Gronelândia, Jens-Frederik Nielsen, discursou no Parlamento Europeu na quarta-feira, apelando a uma cooperação mais estreita com a UE. "Não vamos juntar-nos a outro país", afirmou aos jornalistas.
LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/10/08/gronelandia-nao-pretende-aderir-a-ue-e-nao-fara-parte-dos-eua
Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.
00:00O primeiro-ministro da Grunlândia, Jens Friedrich Nielsen, sublinhou a ambição do país de cooperar mais estreitamente com a União Europeia,
00:09mas anunciou que o território não está a tentar aderir ao bloco ou fazer parte dos Estados Unidos da América.
00:15Dirigindo-se pela primeira vez ao Parlamento Europeu em Estrasburgo, Nielsen abordou vários domínios da parceria com especial destaque para as matérias-primas.
00:23A Presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metzola, fez eco das palavras de Nielsen, salientando que a Grunlândia encontrará sempre um parceiro forte na União Europeia.
00:33Precisamos de cooperação e de parceria com países e instituições que compartilham nossos valores.
00:42A União Europeia tem sido um parceiro, restante e importante para a Grunlândia há mais de 40 anos.
00:47A Grunlândia é um território autónomo da Dinamarca, onde residem cerca de 56 mil pessoas, com um regime de governação própria em vigor desde 2009.
00:58A Grunlândia é um território autónomo da Dinamarca, onde residem cerca de 56 mil pessoas, com um regime de governação própria em vigor desde 2009.
Comente primeiro