Avançar para o leitorAvançar para o conteúdo principal
  • há 18 horas
Suíça regista quarto maior recuo dos glaciares: menos 3% num só ano

Um "enorme degelo" fez os glaciares suíços recuarem. Os especialistas indicam que já mais de 1000 pequenos glaciares desapareceram na Suiça.

LEIA MAIS : http://pt.euronews.com/2025/10/02/suica-regista-quarto-maior-recuo-dos-glaciares-menos-3-num-so-ano

Subscreva, euronews está disponível em 12 línguas.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:01Especialistas alertaram para o facto dos glaciares suíces terem sofrido um enorme gelo este ano devido aos efeitos do aquecimento global.
00:11Os cientistas dizem que estes glaciares sofreram um declínio de 3% no volume total em 2025, a quarta maior queda anual registada.
00:20A Suíça, que é o país europeu com mais glaciares, contando com cerca de 1.400, perdeu um quarto dos mesmos em apenas 10 anos.
00:27Desde que os glaciares começaram a ser medidos, mais de mil já desapareceram na Suíça.
00:33Este declínio deve-se aos invernos com pouca neve, combinados com frões muito quentes.
00:37Os especialistas dizem que este declínio vai afetar os setores da energia, do turismo e da agricultura.
00:43O recuo do gelo dos glaciares começou mais cedo do que o habitual este ano, com as reservas de neve quase totalmente escutadas no início de julho, após um mês de junho excepcionalmente quente.
00:52O recuo está também a ter um impacto significativo na paisagem do país, provocando o deslocamento das montanhas e a instabilidade do sol.
01:01As autoridades suíças têm estado em alerta máximo para tais mudanças, especialmente depois de uma enorme massa de rocha e gelo ter descido uma encosta que cobriu uma aldeia no sul do país em maio.
01:10A CIDADE NO BRASIL
Comente primeiro
Adicione o seu comentário

Recomendado