Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 5 meses
Brazil's Chamber of Deputies approved on Wednesday an emergency motion to process an amnesty bill that could cover former president Jair Bolsonaro, sentenced last week to 27 years in prison for attempting a coup d'état. The bill, aimed from the beginning at a pardon for the Bolsonaristas convicted of the January 8, 2023, assault in Brasilia, has been the priority of Bolsonaro's party in this legislature.

AFPTV / AFP

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira um requerimento de urgência em favor do projeto de lei que concede a anistia aos envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
00:18Foram 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções.
00:24De acordo com a Câmara dos Deputados, a anistia inclui os participantes de manifestações reivindicatórias de motivação política ocorridas entre 30 de outubro de 2022 e o dia da entrada em vigor se a proposta virar lei.
00:40O resultado foi bastante comemorado por deputados a favor do projeto.
00:48Então agora nós temos que anular esse processo que está no Supremo.
00:50Esse processo é nulo de pleno direito e são grande teatro para criminalizar a oposição, para tirar o Bolsonaro do jogo político e mais, eles vão assassinar o Bolsonaro.
01:00A decisão de pautar a votação foi tomada pelo presidente da Câmara, Hugo Mota, após uma reunião com líderes partidários.
01:08A aprovação do projeto de lei foi duramente criticada por deputados da esquerda.
01:13É um dia triste para a democracia brasileira.
01:17E é um dia que vai marcar a história desse parlamento.
01:22O que a gente viu hoje aqui é de uma vergonha, é de um escárnio que é difícil colocar em palavras.
01:29Há dois anos e meio, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro depredaram assédios dos três poderes por não aceitarem a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva.
01:39O requerimento de urgência acelera a tramitação da matéria, dispensando e reduzindo formalidades regimentais e prazos.
01:48Com isso, o texto poderá ser votado diretamente em plenário, em qualquer momento, sem precisar passar pelas comissões.
Comentários

Recomendado