Em Belém, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, o IPCA, o café acumula alta de mais de 58% em um ano, resultado que mantém o café entre os itens que mais pesam no bolso dos paraenses. E mesmo com o aumento, o hábito de tomar aquele bom ‘cafezinho’ ao longo do dia está longe de ser abandonado pelos paraenses. Com a elevação no valor registrado nos últimos meses, consumidores e empresários do ramo das cafeterias observam mudanças de hábito nesse consumo.
Repórter: Andreza Dias Repórter fotográfico: Ivan Duarte
00:00Consumo café, assim, rotineiro, né, pra iniciar o dia com o pé direito, precisa de um café, porque pra aguentar, né, toda essa rotina aí, o dia puxado, com o aumento do café, lógico que a gente fica assim, dá uma reduzida, né, sempre que eu posso, eu tô também tomando fora, hoje, por exemplo, eu tenho um compromisso, então aí eu já não fiz em casa, vim aqui tomar um cafezinho, que é sempre bom, né.
00:28Só que com esse aumento realmente impacta, né, a vida do brasileiro, e só que quem consome, né, todos os dias precisa, necessita, por exemplo, eu, se eu não tomar, num dia eu fico com dor de cabeça, então é algo que já é meu mesmo, então eu preciso, necessito de um cafezinho de manhã.
00:49Para que a gente venha evitar essa alta de preço e não repassar esse valor ao cliente, a gente tem procurado comprar em grande quantidade, justamente pra manter o cardápio e não repassar esse valor ao nosso cliente, então a gente compra em quantidade grande e sempre que tá nas promoções a gente aproveita sempre pra fazer estoque, justamente pra manter, então nós estamos dois anos e meio sem mexer no cardápio, sem aumentar o cardápio, sem repassar esse valor ao cliente.
01:18Olha, o reajuste do café foi muito alto, né, ultimamente, porque em casa a gente consome bastante, né, além de eu consumir bastante em casa com a minha família e na rua, quando eu tô saindo mais cedo pra trabalhar também, né, a tarde também saiu bastante pra tomar café, dá pra sentir um pouco no bolso, então assim, são poucos pontos que a gente acaba tendo uma constante, assim, de o pessoal manter o preço, mas eu senti bastante porque eu consumo bastante em casa, né.
01:41Alternativa tem, mas quem gosta do café, é viciado no café, não tem pra onde correr e geralmente quando eu vou no supermercado, eu vejo que tá muito alto e eu procuro ver onde tem as promoções, né, aí quando tem promoção eu já compro em quantidades bem grandes.
02:00Eu adoro café, eu adoro café, tomo todo dia café, todo dia, de manhã à tarde e quando dá à noite.
02:06Nós somos produtores de café, né, nós temos fazendas e, em virtude disso, a gente conseguiu fazer um estoque muito grande, né, do grão e, consequentemente, a gente conseguiu segurar, né, esse repasse de valor pros clientes e nós tivemos o mínimo possível, na verdade, só aumentamos o valor uma única vez ao longo desse ano todinho que nós passamos tendo vários recorrentes aumentos, né, vários aumentos.
Seja a primeira pessoa a comentar