00:00Voltando a falar dos Estados Unidos, o presidente Donald Trump afirmou que a China precisa fornecer imãs aos Estados Unidos,
00:07sob pena de cobrar uma tarifa de 200% sobre produtos chineses.
00:13Sobre esse assunto eu vou voltar a conversar agora ao vivo com Eliseu Caetano, direto dos Estados Unidos.
00:18Meu amigo, que ameaça é essa? Porque realmente os Estados Unidos dependem muito dessas matérias-primas chinesas, é isso?
00:25Exatamente, viu Márcia? São matérias-primas muito importantes, principalmente nesse tempo moderno em que vivemos.
00:35Muito boa tarde para você, para o Bruno e para todo mundo que acompanha em tempo real as principais notícias da tarde desta terça-feira aqui na Jovem Pan.
00:42A gente volta a falar ao vivo direto dos Estados Unidos, porque Donald Trump já mandou avisar que poderá taxar a China em até 200% sobre os produtos chineses
00:54se a China restringir exportações de imãs de terras raras, que são componentes essenciais para motores elétricos, turbinas eólicas, material de defesa e eletrônicos.
01:08A ameaça escalou a guerra comercial em torno desses insumos estratégicos e veio na esteira das medidas tarifárias mais amplas do governo
01:18sobre setores como aço, alumínio, cobre e semicondutores também.
01:23A China domina a cadeia de refino de vários minerais críticos e também controla uma parcela expressiva do mercado de terras raras e imãs.
01:33Um relatório recente da Agência Internacional de Energia mostra uma alta concentração do refino desses insumos em poucos países, como China e Indonésia.
01:44A Indonésia, no caso do níquel, ganhando peso cada vez maior nesse mundo moderno.
01:51E aí, por isso, para a Casa Branca, configuram aí risco a cadeia de suprimento norte-americana.
01:58E por isso, para Pequim, as medidas de Washington e essa tentativa de redesenhar essas cadeias sem a China
02:08são vistas como uma pressão unilateral que afetaria todo o comércio global.
02:14Vale lembrar que China e Estados Unidos estão há algum tempo conversando sobre as tarifas.
02:20Eles entraram ali num acordo de tempo.
02:23Primeiro 90 dias, depois estendido por mais 90 dias.
02:27E durante todo esse período de tempo, as diplomacias de ambos os países seguem ali conversando e tentando ajustar os pontos.
02:36Agora, onde entra o Brasil nessa discussão, uma vez que a gente está trazendo essa informação aqui na programação da Jovem Pan?
02:42Em julho e agosto, o Trump anunciou, como a gente tem sentido no bolso, a tarifa de 50% sobre todas as importações do Brasil.
02:51E também sobre cobre, alegando que tem motivos ali ligados à segurança nacional.
02:58Só que a mudança torna os produtos brasileiros mais caros aqui nos Estados Unidos e faz ali um rearranjo desse fluxo de comércio.
03:06Ao mesmo tempo que, de acordo com os analistas, Márcia, causa aí indicativos de que o Brasil tem um potencial relevante em lítio, terras raras, níquel e cobre.
03:20Algo que é muito observado por centros de pesquisa e, claro, pela própria indústria de mineral.
03:25Então, está todo mundo de olho querendo saber como Estados Unidos e China vão resolver essa questão e também, obviamente, como o Brasil pode entrar nisso aí, né?
03:36Seria uma boa negociação da nossa diplomacia colocar também um pouco das nossas terras raras aí para amenizar os conflitos com os Estados Unidos.
03:44Vamos ver. Obrigada, Eliseu Caetano, pelas informações.
Comentários