Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 6 semanas
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov, revelou nesta sexta-feira que ‘não há nenhuma reunião prevista’ entre os presidentes Vladimir Putin, da Rússia, e Volodymir Zelensky, da Ucrânia - mesmo com o governo americano tentando organizar uma cúpula com Kiev e Moscou.

ANDRII KALCHENKO, ANDRE CRUZ, ABMAEL SOARESRUSSIAN FOREIGN MINISTRY / AGENCY POOL / KREMLIN / UKRAINIAN PRESIDENTIAL PRESS SERVICE / AFP(Handout) / DC POOL / UKRAINIAN PRESIDENCY / AFPTVAFP

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O chanceler russo, Sergei Lavrov, afirmou nesta sexta-feira que não há nenhuma reunião prevista entre o presidente Vladimir Putin e o ucraniano Volodymyr Zelensky.
00:10A declaração ocorre em meias anunciadas tentativas dos Estados Unidos de organizar o encontro.
00:16Lavrov acrensetou ainda que Putin está disposto a se reunir com Zelensky quando uma agenda estiver pronta.
00:21O presidente americano, Donald Trump, gerou expectativas sobre uma reunião entre Putin e Zelensky ao afirmar que eles haviam concordado em se encontrar durante a visita do líder ucraniano à Casa Branca na segunda-feira, quando foi acompanhado por vários aliados europeus.
00:36Lavrov criticou a reunião em Washington e acusou os governantes europeus de tentarem influenciar Trump para mudar sua posição sobre a Ucrânia, estabelecida com Putin em um encontro no Alasca na semana passada.
00:48Em uma visita à Kiev nesta sexta-feira, o secretário-geral da OTAN, Mark Roth, pediu garantias de segurança sólidas para a Ucrânia nas negociações.
00:58Garantias de segurança robustas vão ser essenciais.
01:03E é isso que estamos trabalhando para definir, para que quando chegar a hora de vocês participarem dessa reunião bilateral, tenha uma força inconfundível dos amigos da Ucrânia ao seu lado,
01:12garantindo que a Rússia vai manter qualquer acordo e nunca mais vai tentar tomar um quilômetro quadrado de território ucraniano.
01:24A questão das garantias de segurança para a Ucrânia é um tema central nas negociações diplomáticas lideradas pelos Estados Unidos para negociar um acordo de paz,
01:33que põe a fim ao conflito iniciado em fevereiro de 2022.
01:42Legenda Adriana Zanotto
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado