Pular para o playerIr para o conteúdo principal
A Confederação Brasileira da Indústria (CNI) divulgou em seu informe conjuntural que a estimativa de crescimento do setor industrial brasileiro caiu para 1,7% no segundo trimestre de 2025. A projeção de crescimento econômico geral, no entanto, continua em 2,3%.

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00A Confederação Brasileira da Indústria divulgou em seu informe conjuntural que a estimativa de crescimento do setor industrial brasileiro caiu no segundo trimestre de dois mil e vinte e cinco.
00:11Acompanhe com Pedro Trito.
00:13Segundo o informe conjuntural do segundo trimestre, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria nesta terça-feira, a estimativa de crescimento do PIB do setor caiu de dois por cento para um vírgula sete por cento.
00:26O diretor de economia da CNI, Mário Sérgio Telles, ressaltou que a composição do crescimento da economia para dois mil e vinte e cinco não deve ser tão positiva como no ano passado.
00:38A indústria está sofrendo muito, cada vez com projeção de crescimento menor e o PIB não, a projeção de crescimento do PIB não se altera porque a safra agrícola se mostrou até um pouco maior do que nós estávamos imaginando.
00:55Ele também afirmou que a imposição de uma tarifa de cinquenta por cento para parte das exportações brasileiras pode desacelerar o fluxo de vendas da indústria de transformação para os Estados Unidos.
01:07As tarifas vão afetar todos os setores, vão prejudicar principalmente a indústria, alguns setores da agropecuária, mas a indústria vai ser bastante afetada.
01:22Mas o cenário para o PIB, ele não passa tanto pela questão do tarifácio. O que tem impactado realmente são as taxas de juros, principalmente, e o volume enorme de importações.
01:38Embora o volume de exportações tenha crescido dois por cento, os preços caíram dois por cento entre janeiro e julho de dois mil e vinte e cinco.
01:47Nesse cenário, as exportações totalizaram cento e noventa e oito bilhões de dólares no período.
01:54Nos sete primeiros meses desse ano, o setor exportou dezenove bilhões de dólares para os Estados Unidos, sete por cento a mais do que no mesmo recorte do ano passado.
02:03Parte do resultado positivo se deve à antecipação de importações pelas empresas americanas, como resposta à nova política comercial dos Estados Unidos.
02:13A indústria de transformação também registrou resultados negativos no primeiro semestre de dois mil e vinte e cinco, depois de crescer aproximadamente quatro por cento em dois mil e vinte e quatro,
02:23impactando a produção e o faturamento do setor nos últimos meses.
02:27De acordo com a CNI, os juros altos, o ritmo aquecido das importações e a provável queda das exportações, por causa da nova política comercial americana, vão restringir a atividade industrial.
02:41Para o diretor da CNI, trata-se de um cenário preocupante.
02:45Mesmo com todas as políticas acertadas, como a nova indústria Brasil, o plano Brasil mais produção, depreciação acelerada, uma série de medidas,
02:58ainda assim o crescimento da indústria de transformação está se reduzindo muito em relação ao de dois mil e vinte e quatro.
03:08Ainda vamos ter crescimento, o que vai ser uma notícia positiva, porque seriam dois anos de crescimento, mas um crescimento muito menor e que vai perdendo fôlego de forma muito rápida.
03:20Por outro lado, a projeção para a agropecuária é de alta significativa, com crescimento de 5,5 por cento para 7,9 por cento.
03:29O setor, somado a um mercado de trabalho aquecido, deve sustentar o crescimento de 2,3 por cento do PIB,
03:36mesmo em meio ao aumento das tarifas americanas sobre as exportações brasileiras.
Comentários

Recomendado