Em evento sobre o clima no Rio de Janeiro, a ministra do Meio Ambiente Marina Silva (REDE) cobrou ação imediata, afirmando que "não há mais tempo para debates". No mesmo painel, o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, criticou a postura "esquizofrênica" dos EUA. Reportagem: Igor Damasceno.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/NDW2TN3CVx0
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Muito bem, dando sequência em um evento voltado para a mobilização política em ações climáticas.
00:07A ministra do meio ambiente Marina Silva disse que é preciso implementar os compromissos ao falar da COP30 em Belém.
00:16Vamos voltar agora a Brasília, conversar com Igor Damasceno.
00:20Nós sabemos aí muitas polêmicas envolvendo a COP e também até a questão da exploração de petróleo na foz do Rio Amazonas.
00:27Então eu queria que você trouxesse as informações da ministra. Seja mais uma vez bem-vindo aqui ao Jornal da Manhã, Igor.
00:36Muito obrigado, Marcelo. Mais uma vez, bom dia para você, também para a Márcia e para todos que nos acompanham.
00:42Esse evento aconteceu na cidade do Rio de Janeiro e na oportunidade a ministra Marina Silva, do meio ambiente, disse que não há outro jeito.
00:50É preciso implementar todas as questões que já foram firmadas, os acordos que já foram firmados em outras edições da COP.
01:01Isso, por exemplo, no Azerbaijão. Ela disse o seguinte, acordos que já foram feitos e que precisam ser implementados.
01:07Por exemplo, um trilhão de dólares para o financiamento climático, triplicar a energia renovável, duplicar a eficiência energética e afastar o mundo de vez do combustível fóssil, como por exemplo o petróleo.
01:25Então ela disse que esses são acordos que já foram firmados, são discussões que já vêm sendo debatidas nos últimos 33 anos nesses eventos da ONU para mudanças climáticas.
01:37E que, portanto, a solução nesse momento de crise climática, nesse momento de mudança climática, é preciso implementar esses acordos.
01:46E que isso vai ser discutido na COP30, que vai ser realizada na cidade de Belém, a partir do dia 10 de novembro.
01:53Marina Silva também não poupou críticas a presidentes, chefes de Estado, que, segundo ela, preferem guerrear entre si do que avançar na transição energética, avançar nas discussões sobre as mudanças climáticas.
02:10Ela não citou nomes, mas foi em referência ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pessoal.
02:17Exatamente, né, Igor? Agora, lideranças democratas lá dos Estados Unidos criticam, inclusive, a postura do próprio país, né, dos Estados Unidos, em relação à crise climática, Igor?
02:28Exatamente isso, Marcelo. Inclusive, o ex-vice-presidente e ativista dos Estados Unidos, Al Gore, ele participou deste mesmo evento em que a ministra Marina Silva esteve na cidade do Rio de Janeiro.
02:44E ele disse que a postura do governo dos Estados Unidos, atualmente, é esquizofrênica.
02:52Essa foi exatamente a palavra que ele disse, esquizofrênica.
02:56E foi uma crítica ferrenha ao presidente Donald Trump.
02:59Ele citou, por exemplo, as duas vezes em que Trump tirou os Estados Unidos do Acordo de Paris.
03:05E que acordo é esse? É um compromisso que várias nações fecharam para manter o aquecimento global limitado a um grau Celsius e meio.
03:15No primeiro mandato, Donald Trump retirou os Estados Unidos do Acordo.
03:20Aí veio o presidente Joe Biden, recolocou os Estados Unidos no Acordo de Paris.
03:25E agora, em janeiro, quando Trump reassumiu a presidência dos Estados Unidos, a nação norte-americana saiu novamente desse acordo.
03:32Então, para Al Gore, é sim uma postura esquizofrênica, onde os norte-americanos, o governo norte-americano, não faz esforços para avançar nas questões climáticas.
03:46Igor Damasceno, daqui a pouco, retorna ao vivo ao longo da programação da Jovem Pan. Valeu, Igor.
Comentários