O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou nesta quarta-feira (13) uma acareação entre o tenente-coronel Mauro Cid e o coronel Marcelo Câmara, ambos réus na ação penal que investiga uma suposta trama golpista no contexto das eleições de 2022.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/uaa7JtfkQw4
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Ainda no Supremo, o dia foi marcado por mais uma cariação no processo sobre os ataques de 8 de janeiro.
00:06Dessa vez, entre o ex-ajudante de ordens Jair Bolsonaro, Mauro Cid, e o ex-assessor especial do ex-presidente, Marcelo Câmara.
00:14Confira com Janaína Camelo.
00:17Marcelo Câmara e Mauro Cid esclareceram pontos contraditórios sobre depoimentos já prestados na investigação.
00:24A Câmara confirmou que monitorou o ministro Alexandre de Moraes no final de 2022 a pedido do então presidente da República.
00:33Já Mauro Cid disse que em nenhum momento afirmou que o ex-assessor teve contato com a minuta de golpe que teria sido apresentada no Alvorada.
00:41Sobre o monitoramento de Moraes, Cid afirmou que não sabe se esse monitoramento teria relação com o plano Punhal Verde Amarelo.
00:49A respeito disso, Marcelo Câmara voltou a dizer que seria apenas para verificar a agenda de Moraes e tentar o encontro do ministro com Bolsonaro a pedido do próprio ex-presidente.
01:01A cariação durou pouco mais de meia hora e foi conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes.
01:06Marcelo Câmara chegou aqui ao STF usando tornozeleira eletrônica, já que ele está preso preventivamente, acusado de tentar atrapalhar as investigações.
01:16Após a audiência, o advogado do ex-assessor especial Jair Bolsonaro, Eduardo Contes, disse que a cariação foi positiva.
01:25Espero que contribua para a sua absolvição, sem dúvida.
01:28Acho que foi muito boa, muito importante e espero que contribua para a absolvição do coronel.
01:33Eu reiterei o pedido, o ministro Alexandre abriu nova vista para a Procuradoria Jair da República, o professor Paulo Gones estava presente.
01:39Eu espero que isso retorne em breve e ele possa ser colocado novamente, ainda que com tornozeleira e outras cautelares, de volta na sua casa, aguardando a sentença absolutória.
01:51A cariação foi pedido da defesa de Marcelo Câmara, contestando o que foi apontado na denúncia da PGR, de acordo com a delação premiada de Mauro Cid.
02:00Jique Câmara teria manipulado minutas de golpe apresentadas no Palácio da Alvorada por Bolsonaro a comandantes das Forças Armadas, inicialmente elaborada por Felipe Martins.
02:11E que realizava monitoramento contínuo de Alexandre de Moraes.
02:14Marcelo Câmara é réu do Núcleo 2 da denúncia da PGR, grupo que teria gerenciado as ações para executar o plano de golpe.
02:21O ex-assessor, que também é militar do Exército, segundo a denúncia da PGR, coordenou ações de monitoramento e neutralização de autoridades públicas, junto ao militar Mário Fernandes, autor do plano Punhal Verde Amarelo, que previa prisão e até o assassinato, no final de 2022, de autoridades como Alexandre de Moraes, Lula e Geraldo Alckmin.
Seja a primeira pessoa a comentar