O Brasil iniciou uma nova rodada de negociações para firmar um acordo de livre comércio com o Canadá, visando diversificar suas parcerias comerciais após o tarifaço de 50% imposto pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/uaa7JtfkQw4
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O Brasil está tentando desbravar novos mercados internacionais e de olho em impossível acordo de livre comércio com o Canadá.
00:08De volta à Brasília, os bastidores Vitória, Abel, que está conosco mais uma vez, os detalhes dessa apuração exclusiva. Vitória?
00:19É, Tiago, pois é. A gente, meio a esse tarefaço do presidente americano, o Donald Trump, o Brasil vem tentando explorar novos mercados internacionais.
00:28A gente já vinha falando das tentativas de novos acordos com o Reino Unido, de tentar fechar o acordo com a União Europeia nesse semestre.
00:37E um diálogo que vem avançando nesses últimos dias e de acordo com diplomatas brasileiros, tem quase tudo para dar certo, é um acordo de livre comércio entre o Mercosul e o Canadá.
00:49Desde 2021, que o governo brasileiro vinha ali namorando os canadenses, tentando chegar a um acordo para que o comércio tivesse tarifas menores entre os dois países.
01:01Mas não avançou durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro e estava a passos lentos durante o início do governo Lula.
01:08Com o tarefaço do presidente Donald Trump, que inclusive atinge o Canadá, o Canadá que teve a tarifa sobre os seus produtos ampliada em até 35%.
01:19Então, tarefaço para o Brasil, tarefaço para o Canadá, foi ali um ambiente favorável para que os diplomatas brasileiros voltassem a conversar com os canadenses e avançassem nessas negociações.
01:32O que deve acontecer nas próximas semanas, principalmente com a vinda do ministro de comércio internacional canadense aqui para Brasília no final do mês de agosto, quando ele deve inclusive se encontrar com o presidente Lula.
01:44Além do Canadá e de países europeus, o Lula também tem se aproximado de países do sudeste asiático.
01:51A princípio, não há uma expectativa de acordo de livre comércio, mas politicamente Lula tem a esperança dessa aproximação acontecer, principalmente a partir de outubro, quando ele deve viajar a Malásia para um evento de países do sudeste asiático,
02:07para reforçar justamente a relação em uma região onde tem uma grande população, uma população que pode realmente dar vazão para os produtos brasileiros que agora não tem ali, não deve ter como grande consumidor os Estados Unidos, Thiago.
02:25Informação da Vitória Abel, o Brasil se aproximando do Canadá para ter esse comércio bilateral, nessa ampliação desse comércio.
02:33Até daqui a pouquinho, vou chamar a Deise Chokari aqui nos nossos estúdios e aquela história, não é Deise?
02:38É preciso ampliar os mercados, ainda mais um país como o Canadá, que também é atingido pelo tarifácio, teve aquele desentendimento com o próprio presidente Donald Trump falando em anexar o Canadá, você se lembra, né?
02:52Exato, eu estava levantando alguns dados aqui interessantes, além de o Canadá ter demonstrado no meio dessa negociação toda, ter demonstrado interesse em negociar com o Mercosul,
03:02em 2024 o comércio de bens entre Brasil e Canadá atingiu cerca de 12 bilhões, isso é um número muito bom e que estimula essa troca.
03:12Para além disso, o Brasil precisa diversificar os parceiros econômicos, essa é uma crítica que a gente tem feito desde o início do tarifácio para não ficar dependente só de Estados Unidos e China.
03:22E aí só mais um dado que eu acredito que seja importante nessa análise toda, essa parceria ou essa tentativa de parceria entre o Canadá e o Mercosul, ela acontece desde 1998.
03:34Então desde 1998, o Canadá e o Mercosul já vinham explorando esses acordos comerciais.
03:41Então é extremamente interessante que o Brasil coloque adiante essas negociações e, de novo, o grande problema é a gente não diversificar as nossas parcerias comerciais.
03:50Então me parece que agora o Brasil está começando a entender o jogo.
Comentários