Governadores de direita, incluindo Ronaldo Caiado e Ratinho Júnior (PSD), responsabilizaram o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela imposição do tarifaço de 50% pelos Estados Unidos.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/uaa7JtfkQw4
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Meio aos anúncios de medidas do governo contra o talifácio,
00:04um grupo de governadores culpa o presidente Lula pela taxação de Donald Trump.
00:09André Anelli, chegando com as informações, tem quem fale de responsabilidade política do governante brasileiro.
00:14É isso, André? Bem-vindo. Boa noite.
00:18É isso mesmo, Tiago. Muito boa noite a você também e a todos aqui no Jornal Jovem Pan.
00:24As declarações contra o presidente Lula foram dadas por governadores que, pelo menos na teoria,
00:30são pré-candidatos ao Palácio do Planalto em 2026.
00:34Tarcísio Gomes de Freitas, de São Paulo, Ratinho Júnior, do Paraná, Eduardo Leite, do Rio Grande do Sul e Ronaldo Caiado, de Goiás.
00:43As críticas partiram de diversos temas.
00:45Um deles foi em relação ao ajuste fiscal, que, segundo os governadores, estaria sendo negligenciado pela falta de ações de corte de gastos.
00:55E um outro foco das reclamações foram as tentativas de negociação com o governo americano para reverter o talifácio.
01:03Ronaldo Caiado afirmou que o presidente Lula tem radicalizado o discurso e governado como marqueteiro, em vez de consultar ministros.
01:13O governador de Goiás também culpou o atual governo pelas consequências da crise com os Estados Unidos.
01:21Não é jogar o presidente contra o Supremo, nem o Supremo contra o Congresso.
01:25Não se governa desse jeito.
01:27Agora, ele tem que se impor como presidente.
01:30Na verdade, o que acontece?
01:32É que você tem aí e fala, ah, mas o país é isso.
01:36O país é um continente dos maiores países do mundo.
01:39Só que tem um anão na política que é o presidente Lula.
01:43Essas manifestações aconteceram durante um evento do Banco BTG Pactual, com empresários e representantes do agronegócio aqui do país.
01:53Na ocasião, os quatro participantes estaduais se colocaram com uma nova safra de governadores, que seria uma alternativa política para o Brasil.
02:04Apesar das críticas duras ao presidente Lula, os governadores não mencionaram o atual presidente americano Donald Trump e nem políticos como o deputado Eduardo Bolsonaro, que tem se destacado como um dos principais articuladores lá na Casa Branca, lá nos Estados Unidos, pelas sanções aqui ao Brasil.
02:25O posicionamento dos governadores, André Anelio até já, vou chamar a Dora Kramer.
02:30Ô Dora, esse posicionamento, claro, o Ronaldo Caiado, pré-candidato à presidência da República, ele teria essa reação.
02:36Mas, de qualquer forma, há uma divisão muito grande sobre tarifácio, medidas que podem ser tomadas e até o próprio parlamentar que falou com a gente agora há pouco.
02:45Olha, nesse caso, os governadores, porque não foi só o Caiado, tá, essa posição de responsabilizar o presidente Lula, é um discurso para se desvencilhar das ações do Eduardo Bolsonaro.
03:00Não por acaso, eles não foram citados, nem o Eduardo, nem o Bolsonaro, nessas manifestações.
03:06Agora, os governadores têm razão num ponto de que realmente o governo brasileiro, o presidente Lula em particular, poderia ser mais comedido, poderia levar o Brasil, deixar o Brasil naquela posição de neutralidade tradicional.
03:22Agora, isso não pode nos fazer perder de vista que, neste caso, o agressor é o Donald Trump, não é o presidente Lula.
03:33Por quê? Eu vou citar um exemplo aqui, que é no governo passado, no governo do Jair Bolsonaro, as agressões à China eram constantes, reiteradas e muito violentas.
03:49No entanto, nem por isso a China resolveu retaliar e poderia, teria até mais força que os Estados Unidos, que temos mais negócios com a China do que com os Estados Unidos,
04:01nessa medida, nessa dimensão em que o Trump, por uma discordância aqui e ali, que não se sabe direito o que é, resolve punir um país inteiro.
04:11Então, é só para colocar as coisas no lugar. O agressor, aí, é o Trump. A China, quando foi agredida, não reagiu dessa maneira.
Seja a primeira pessoa a comentar