Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 5 meses
Transcrição
00:00Uma nova pesquisa mostra que futuras missões na Lua devem ter muita atenção a um problema que não parece tão óbvio, terremotos.
00:10Vamos conferir agora os detalhes na reportagem.
00:17A exploração espacial é um dos principais focos do setor de tecnologia.
00:22Já existe uma nova corrida para a Lua e a inédita corrida até Marte também já começou.
00:27Qual será a primeira bandeira a tremular no planeta vermelho?
00:32E de quem será a primeira base lunar para abrigar humanos?
00:35Essas respostas ficam para as próximas décadas.
00:38Até lá, governos e empresas precisam dar um jeito de desenvolver espaçonaves reutilizáveis seguras e formas de produzir energia fora da Terra, por exemplo.
00:48Isso sem falar e entender melhor como fica a saúde humana vivendo em condições tão adversas.
00:54E analisando especificamente a Lua, que é o alvo mais próximo, podemos ter um desafio extra.
00:59Um novo estudo alerta que terremotos lunares podem atrapalhar as futuras missões.
01:05Publicada na revista científica Science Advances, a pesquisa demonstra quais as chances de astronautas enfrentarem problemas em solo lunar e como evitá-los.
01:14Os cientistas avaliaram as mudanças ocorridas no vale Taurus-Littrow, onde a missão Apolo 17 pousou em 1972.
01:22Para estimar a intensidade e a frequência dos terremotos lunares anteriores, a equipe de pesquisa se baseou em evidências visuais, como deslizamentos de terra e trilhas de pedras.
01:32O vale está repleto de rochas enormes, espalhadas por encostas íngremes.
01:37Embora algumas tenham sido provavelmente ejetadas por impactos de meteoritos, muitas não apresentam sinais de crateras próximas.
01:44Assim, o mais provável é que a paisagem tenha sido alterada por terremotos.
01:49Para confirmar a hipótese, os cientistas modelaram em computador um terremoto de magnitude 3 em uma falha que atravessa o local de pouso da Apolo 17.
01:58A intensidade é considerada fraca na Terra, mas em solo lunar pode ser prejudicial para infraestruturas, sendo forte o suficiente para deslocar pedras e provocar deslizamentos.
02:08Os pesquisadores afirmam que a chance de um tremor perigoso ocorrer em um único dia próximo a uma falha é de 1 em 20 milhões.
02:15Mas, ao longo de uma missão de 10 anos, essa probabilidade salta para uma em 5.500, sendo um potencial perigo a longo prazo.
02:24A equipe destacou que as áreas estudadas podem ter atividade sísmica e representar um perigo para futuras missões à Lua, principalmente a Artemis, da NASA, que planeja estabelecer humanos no satélite natural.
02:37O comunicado do estudo afirma que o risco de algo catastrófico acontecer não é zero e, embora seja pequeno, não é algo que se possa ignorar completamente ao planejar uma infraestrutura de longo prazo na superfície lunar.
02:50Os autores sugerem que uma escolha cuidadosa para o local de pouso e para a construção das estruturas pode diminuir significativamente os perigos.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado