00:00Desde cedo, movimentação intensa aqui na frente da delegacia de Goiânia, que é o ponto zero, um dos pontos zero da operação Nordeste Integrada.
00:10É pra cá onde alguns presos e materiais apreendidos estão sendo trazidos.
00:14Essa operação foi deflagrada por volta das 5 horas da manhã em vários estados do Nordeste, em 8 estados para ser mais precisa, e um deles foi Pernambuco.
00:24São 510 mandados de prisão, de busca e apreensão ao todo, só aqui em Pernambuco são 162, e alguns presos e materiais apreendidos estão sendo trazidos aqui pra sede da delegacia de Goiânia.
00:38A gente vai conversar agora com a delegada geral, a adjunta da Polícia Civil de Pernambuco, a doutora Beatriz Leite, vai trazer outras informações pra gente.
00:47Vocês estão combatendo diversos crimes, homicídio, trafo de drogas, quais outros, delegada?
00:52Nós estamos combatendo violência contra a mulher, roubos e furtos de veículo, lavagem de dinheiro, são vários crimes que estão sendo investigados nesses dois dias de operação.
01:04E é uma operação que conta não só com o apoio da Polícia Civil, mas também de outros agentes de segurança, tem PM, bombeiro também, vocês estão utilizando helicóptero?
01:12Estamos, estamos usando todas as operativas de segurança da Secretaria de Defesa Social.
01:19Nós estamos com Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Científica, bombeiros, todos fazendo o seu trabalho pra que essa operação seja um sucesso.
01:29Aqui em Pernambuco são 162 mandados, mas de que? Tem de prisão, busca apreensão?
01:35Sim, prisão, busca apreensão em residência, em celas de detentos, em outros lugares, busca apreensão de menores e busca apreensão de valores.
01:48Já vi que já teve arma prendida, celular também, droga também, e o objetivo também é trocar, afinar mais essas informações entre os estados, né doutora?
01:58Sim, o objetivo principal dessa operação é a gente identificar aquelas pessoas que se aproveitam dessas áreas de divisa entre os estados para cometer crimes até então de forma impune, né?
02:13Se aproveitando dessas áreas fronteiriças para, sendo de um estado, cometer crime em outro, acreditando que os estados não se conversam.
02:23Então, os estados conversando, trocando essa expertise, trocando perícias, trocando informações sobre esses indivíduos, a gente vai conseguir identificá-los e prendê-los.
02:35Doutora, muito obrigada pelas suas informações. Aqui atrás vocês estão vendo a conversa da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Militar fundamental no cumprimento desses mandatos.
02:45Eu vou conversar agora com o subcomandante da Polícia Militar aqui de Pernambuco, o Coronel Lopes, que vai dar outras informações para a gente.
02:51Coronel, como é que a Polícia está trabalhando? Já sei que o BEP, que é um batalhão especializado, está na operação, não é isso?
02:56Sim, o BEP também está na operação. Nós estamos aqui fazendo essa divisa aqui de Pernambuco com a Paraíba, mas essa operação está ocorrendo em vários estados do Nordeste e com apoio total das operativas da SDS, Polícia Civil, Corpo Bombeiro e Polícia Científica.
03:15A importância dessa operação nós vimos porque o crime não tem divisa. Então, nós da Polícia Militar dos Estados não podíamos também ficar com essa divisão. Então, nós nos unimos e estamos combatendo a criminalidade.
03:28Vocês estão utilizando motos, carros também. O que é que mais preocupa vocês nessa área de divisa? Tem muita gente, por exemplo, que rouba carro aqui em Pernambuco e vai para o estado vizinho, por exemplo, da Paraíba?
03:41Sim. Então, nós temos as facções, nós as que estão atuando aqui na área. Então, a troca de informações entre os estados é muito importante.
03:52Estamos atuando com as motos, com o GTA, o Grupo Tático Aéreo e também com o BEP, o Batalhão Especializado de Policiamento do Interior.
04:01E a operação continua hoje e amanhã, não é, comandante?
04:02Hoje e amanhã, durante todo o dia, para o cumprimento de todos esses mandatos que foram expedidos.
04:08Comandante, muito obrigada pelas suas informações. A gente volta com vocês aí no estúdio.
Seja a primeira pessoa a comentar