Pular para o playerIr para o conteúdo principalPular para o rodapé
  • há 6 semanas
O presidente americano, Donald Trump, assinou um decreto que adiciona 25% às tarifas sobre os produtos indianos por causa da compra contínua de petróleo russo. O magnata ameaçou na semana passada aplicar sanções a Moscou e a parceiros comerciais pela guerra com a Ucrânia.

SHUBHAM KOUL, MAUDE BRULARD, SUZANE DE OLIVEIRADC POOL / AFPTV / PMO IndiaAFP

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:01O presidente americano Donald Trump assinou nesta quarta-feira um decreto que adiciona 25% às tarifas cobradas dos produtos indianos.
00:11A Casa Branca informou na rede social X que a medida é uma resposta à compra contínua de petróleo russo.
00:18A nova tarifa aduaneira vai começar a ser aplicada dentro de três semanas e se soma a outra de 25%, que deve entrar em vigor na quinta-feira.
00:27Mas a nova sanção não será imposta aos bens sujeitos a tarifas específicas, como ácido e alumínio, sobre produtos farmacêuticos, que são uma indústria importante na Índia, e sobre os semicondutores.
00:40A publicação do decreto freou a progressão dos preços do petróleo, que ainda segue em alta.
00:46A medida tem como objetivo reduzir a capacidade de Moscou para financiar a guerra na Ucrânia, que o decreto qualifica como uma ameaça incomum e extraordinária para a segurança nacional e para a política externa dos Estados Unidos.
01:02Trump estima no decreto que, em portarifas, além das outras medidas tomadas para responder à emergência nacional, será mais eficaz para gerenciar essa ameaça.
01:13Depois da China, a Índia é o principal comprador de petróleo russo, que em 2024 representou cerca de 36% das importações indianas da matéria-prima,
01:26diante de aproximadamente 2% antes da guerra, segundo dados do Ministério do Comércio Indiano.
01:32Obrigado.
01:33Obrigado.
01:34Obrigado.
01:35Obrigado.
01:36Obrigado.
01:37Obrigado.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado