00:00Dos bolsonaristas, esse momento político que a gente está vivendo agora, o senhor acha que a questão do tarifácio que foi provocada lá pelo clã Bolsonaro, o senhor acha que a extrema direita vive um momento difícil politicamente visando 2016?
00:14Olha, foi muito claro agora para os segmentos do setor produtivo que eu não quero que nenhum segmento possa ver a atitude nossa como atitude político-partidária. O que está em jogo agora é a situação econômica do Estado.
00:31Estão falando de, em 2024, o Brasil exportou 2 milhões e 800 dólares para os Estados Unidos. Importou, importou 2 milhões e 800. E nós exportamos 8, hein? Bi.
00:48E nós importamos 2,800 e exportamos 800. Então, a Bahia, tal qual o Brasil, é deficitária nessa balança comercial. E nós sabemos da importância, mesmo sabendo que é um Estado deficitário, com respeito a exportar menos do que importar, é o valor agregado do que nós exportamos.
01:10Então, importamos. Então, eu não quero que as coisas se misturem. Eu estou numa missão de governador, tentando dialogar com cada segmento para garantir uma proteção aos investidores, aos empresários, daqueles que são, digamos assim, geradores de emprego, de renda, de impostos.
01:29Bom, é uma defesa que o governo tem para defender a economia e as empresas baianas ou aquelas que atuam, mesmo não sendo baianas, aqui na Bahia.
01:39Depois, defender os empregos. Quantas pessoas estão, nesse momento, embaixo de uma roça de cacau e não sabem que seu emprego está ameaçado?
01:48Quantos estão lá em Jacobina, em Campo Formoso, na estação de minério e não têm noção do que pode acontecer, caso essas tarifas sejam com esse tamanho, com esse porte?
01:58Então, é defender também a classe trabalhadora que está com o seu emprego arriscado.
02:04E depois, garantir também, tanto por parte dos municípios quanto por parte do governo do Estado e Federal, os impostos que nós cobramos para garantirmos a receita da gente.
02:14Nós temos interesses que coadunam com o mesmo objetivo.
02:19Os empresários defendendo o capital investido, os trabalhadores defendendo o seu ganha-pão e o Estado da Bahia, garantindo que a gente possa não perder receita.
02:29Então, isso está muito claro. E eu deixei isso na reunião.
02:31Olha, não confundam as coisas, não é hora de a gente poder politizar ou partidarizar essa atitude.
02:37Então, eu também repito, eu fico muito triste quando vi ontem umas imagens, umas cenas de pessoas ajoelhadas, rezando, pedindo a Deus para que o tarifácio recaísse sobre o Brasil.
02:51Isso não é comportamento patriota. Isso não é comportamento de nenhum brasileiro.
02:56Então, estão remando na maré contrária ao que cada trabalhador deseja no seu dia a dia.
03:02E o que eu quero é ampliar a quantidade de produtos exportados, o que eu quero é garantir que uma indústria, uma agricultura, uma água cada vez mais forte, um serviço mais forte.
03:13Então, fico muito triste com isso e eu vou continuar.
03:16Estarei amanhã em Brasília, levando essa bandeira na defesa do empresariado baiano, na defesa dos trabalhadores que têm seu emprego naqueles produtos que são produzidos para exportar para os Estados Unidos.
03:28E, digo mais, no dia 18, nós inauguraremos nessa casa a sede de uma agência da Apex.
03:37A Apex é uma agência brasileira que estuda, que planeja, que incentiva a abertura de exportação para outros mercados.
03:46É a hora da gente poder fazer isso.
03:48Aqui, agora, na reunião, nós tiramos como uma deliberação que assim que a gente...
03:53Obrigado.
03:53Obrigado.
Comentários