Portugal emitiu um alerta geral em todo o território continental, como uma resposta imediata à onda de calor extrema que atinge o país e aumenta a possibilidade de incêndios florestais de grandes proporções. A medida deve ficar em vigor pelo menos até 00h. Reportagem: Eliseu Caetano.
Assista ao programa completo: https://youtube.com/live/0cgf6Q9veTo?feature=share
Canal no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
00:00Destaques internacionais pra gente aqui no Jornal da Manhã de hoje, deste domingo, Eliseu.
00:04Fala pra gente uma coisa, na Europa, Portugal decretou alerta geral contra incêndios em meio a onda de calor extrema ali no país.
00:13Bom dia mais uma vez pra você.
00:15Exatamente, Paula. Muito bom dia pra você, pro Nonato e pra todos que acompanham o Jornal da Manhã.
00:19Voltamos a falar ao vivo, direto dos Estados Unidos, 7 horas da manhã com 54 minutos, neste momento, na costa leste do país.
00:27A temperatura aqui no sul da Flórida na manhã deste domingo, na casa dos 27 graus Celsius, vai ser um domingo ensolarado por aqui, de muito calor, como está sendo lá na Europa, especialmente em Portugal, que emitiu um alerta geral em todo o território continental.
00:45Portanto, é oficial, está declarado alerta geral em todo o território continental de Portugal neste final de semana, como uma resposta, de acordo com as autoridades, imediata.
00:56A onda de calor extremo que atinge o país e aumenta os riscos de possibilidades de incêndios florestais de grandes proporções.
01:06A medida deve ficar em vigor, pelo menos, até a meia-noite deste domingo e já está mobilizando milhares de bombeiros militares e também agentes de proteção civil em todas as regiões do país.
01:19A decisão foi anunciada pelo Ministério da Administração Interna, com base em projeções do Instituto Português do Mar e da Atmosfera,
01:29que prevê em temperaturas acima dos 40 graus Celsius em diversas localidades do país, além de ventos fortes e baixa umidade relativa do ar.
01:40Ou seja, uma combinação que eleva o potencial de propagação de fogo em regiões rurais e também em matas.
01:49Pelo menos oito dos 18 distritos portugueses estão sob risco muito elevado ou máximo de incêndios, principalmente nas regiões centro e sul de Portugal,
02:03assim como os distritos de Castelo Branco, Santarém, Porto Alegre e Beija.
02:10Durante esse estado de alerta, ficam proibidas, por exemplo, queimas controladas, aquelas queimadas controladas,
02:17o uso de fogos de artifício, o acesso a áreas florestais e também o uso de máquinas agrícolas ou equipamentos que possam provocar faíscas.
02:28Também há um reforço no patrulhamento terrestre e também no aéreo, além da mobilização preventiva,
02:35de mais de 13 mil operacionais entre bombeiros, guardas florestais, GNR e até forças armadas.
02:44O primeiro-ministro português pediu, abre aspas, responsabilidade coletiva, fecha aspas,
02:51e alertou a população para que as atividades ao ar livre sejam repensadas neste final de semana em função do risco extremo de incêndios.
03:01A Proteção Civil também reforçou que qualquer comportamento negligente pode provocar tragédias semelhantes àquelas de 2017,
03:10quando incêndios florestais em Pedrogão Grande causaram 66 mortes e devastaram centenas de hectares.
03:19A situação em Portugal, de acordo com os analistas, reflete aí mais uma vez o quadro climático cada vez mais crítico também na Europa.
03:28Eu volto ao estúdio do Jornal da Manhã.
03:30Pois é, risco a altíssima população também quando acontecem esses incêndios, a umidade relativa do ar de fato também fica muito baixa
03:36e a gente continua acompanhando todos os detalhes aí com o Eliseu Caetano,
03:40sempre trazendo os destaques internacionais aqui para o Jornal da Manhã.
Seja a primeira pessoa a comentar