Em várias capitais do Brasil, manifestantes protestaram contra o tarifaço e contra medidas do governo de Donald Trump. Em São Paulo, o ato organizado por sindicatos ocorreu em frente ao consulado dos Estados Unidos.
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00Em várias capitais, manifestantes protestaram contra o tarifácio americano e contra medidas do governo Trump.
00:07Em São Paulo, o ato organizado por sindicatos foi na porta do consulado dos Estados Unidos.
00:12A reportagem é de Valéria Luizete.
00:15Sexta-feira é marcada por manifestações contra o tarifácio de Donald Trump.
00:19Uma delas aconteceu em frente ao consulado americano de São Paulo, na zona sul da capital.
00:24Bandeiras de diversas centrais sindicais, entidades estudantis e cartazes com frases de protesto contra o presidente norte-americano foram usadas pelos manifestantes.
00:34Para Luiz Carlos Prates Mancha, diretor da Central Sindical Popular com luta, o ato representa a luta pela soberania do Brasil.
00:42É o povo brasileiro que tem o direito de escolher os seus próprios destinos e não pode estar submetido a uma taxação tão absurda e política em nome da família e do Bolsonaro.
00:54Então nós viemos aqui para protestar e exigir que o nosso governo não tome nenhuma medida de capitulação frente a isso, que é o contrário, que seja duro, que seja enérgico,
01:05porque os trabalhadores não podem suportar essa taxação que prejudica tanto o país e abate a nossa soberania.
01:11Aproximadamente 200 pessoas participaram da manifestação, que foi convocada pela União Nacional dos Estudantes e Movimentos Sociais em diversas capitais brasileiras.
01:23A estudante Malu Leão esteve na manifestação com o objetivo de apoiar e reivindicar a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos.
01:33No Brasil quem manda é o povo brasileiro e é por isso que a gente veste a camisa, levanta a nossa bandeira e estamos aqui hoje para mostrar e gritar para o mundo que o Brasil é soberano
01:43e que o Brasil investe na sua política e trata a sua política internamente junto com o seu povo.
01:49Assim como Malu Leão, a jovem Júlia Monteiro, presidente da UPS, União Paulista dos Estudantes Secundaristas, participou da manifestação a fim de pedir o fim do tarifarço.
01:59Não existiu em outro momento histórico, para além do período mais sombrio da nossa história, como foi a ditadura militar, uma intervenção tão dura ao nosso país como o Trump está tentando fazer nesse momento.
02:11Então assim, a gente acha que é inadmissível, a soberania nacional precisa prevalecer, por isso que inclusive a gente está fazendo a retomada dos nossos símbolos, né?
02:21Voltando a usar o verde e amarelo, botando as caras na rua, para inclusive fazer uma menção do que foi um antigo período, o que foi os caras pintadas.
02:29No entanto, há quem tenha se sentido prejudicado com a manifestação, que embora pacífica, trouxe certo prejuízo para alguns estabelecimentos, como o Gabriel Santos, que trabalha como assessor de visto e disse que perdeu o dia de trabalho.
02:42A gente respeita todas as pessoas que querem fazer manifestações e esse tipo de coisa, porém eles também têm que ter o respeito com os estabelecimentos da rua,
02:51porque aqui as pessoas trabalham, tem um trabalho sério, tem metas para entregar, tem carros para sair no estacionamento e olha aí como é que está a rua, entendeu?
03:00Acaba ferindo um pouco do nosso estabelecimento aqui, entendeu?
03:03Em nota, o consulado informou que ao longo do dia o atendimento ocorreu normalmente.
Seja a primeira pessoa a comentar