00:00Agora do Rio a gente vai pra capital federal fazer contato com a Tayane Melo, porque já trouxemos a notícia, mas a Tayane vai determinar agora, vai detalhar, destrinchar a decisão da justiça da Itália.
00:14Terminou agora há pouquinho a audiência de custódia da deputada Carla Zambelli, a justiça italiana, mantendo a prisão da deputada, mas ainda em solo italiano, em Roma.
00:25Tayane, traz os detalhes pra gente, qual era a expectativa, o que podia acontecer, por enquanto então, ela não vem aqui ao Brasil pra cumprir pena, pena da qual ela tem aí a condenação de 10 anos pelo Supremo Tribunal Federal?
00:44Isso mesmo, Patrícia. Por enquanto ela vai seguindo o presídio lá de Rebíbia, em Roma, na capital italiana, de acordo com uma fonte próxima a Zambelli.
00:53Você que me perguntou, Patrícia, sobre qual era a expectativa pra essa audiência de custódia hoje, essa fonte me diz que nesse primeiro momento já era previsto a manutenção da prisão.
01:03Mas acreditam, né, os advogados e também a própria Carla Zambelli, que na próxima semana, com o recurso, ela vai conseguir responder em liberdade.
01:13Então, já essa é a expectativa pra próxima semana.
01:16Essa decisão, então, foi tomada pelo Tribunal de Apelação em Roma, que decidiu manter a Carla Zambelli, então, na prisão,
01:24enquanto a decisão da extradição, que foi solicitada pela Embaixada do Brasil, lá na Itália, né, ainda não sai, enquanto não sai essa decisão, ela vai seguir na prisão.
01:34Uma informação importante dessa prisão é que tem superlotação nesse presídio.
01:39Uma ala que tem 275 mulheres de capacidade, né, pra 275 mulheres, tem 369 nesse momento.
01:48Então, são 94 pessoas a mais nessa ala que a Carla Zambelli está.
01:54Só pra gente relembrar, ela foi presa na última terça-feira, lá na Itália, ela que estava foragida do Brasil, foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal há 10 anos e 2 meses de prisão
02:05por invadir os sistemas do Conselho Nacional de Justiça.
02:09A defesa da deputada chegou a pedir asilo político, argumentando que ela está sendo perseguida de forma política.
02:16Como ela tem cidadania italiana, a justiça do país pode ainda anular a condenação do Supremo Tribunal Federal e fazer um novo julgamento.
02:26Pode determinar, inclusive, que ela continue presa em Roma ou mesmo determinar a soltura.
02:32O ministro Alexandre de Moraes, ele determinou que a Advocacia Geral da União acompanhe o processo que pode resultar na extradição da deputada aqui pro Brasil.
02:42Ela que segue dizendo que é inocente, que está segura que depois que todos os processos forem analisados, a inocência dela será comprovada.
02:52Ela também afirma que todas as alegações do hacker Walter Delgatti, que estaria então envolvido com ela nessa invasão ao sistema do CNJ, são mentirosas.
03:03Todas as alegações dele pra ela são mentirosas.
03:05E que a palavra dele acabou valendo mais que a dela, no sentido da condenação.
03:11A gente segue acompanhando, portanto, já era uma decisão esperada pra hoje, mas a defesa ainda vai recorrer.
03:18Já na próxima semana a gente vai ficar de olho nesse assunto.
03:21Agora, Otayane, ela ainda é deputada, ela não perdeu o cargo como parlamentar, ainda que com essa condenação no Supremo e a prisão lá na Itália.
03:31Como é que está a situação dela como parlamentar?
03:35O presidente da Câmara, Patrícia Ogumota, ele já tinha falado, até que não ia comentar essa questão da condenação,
03:43que tudo que está ao alcance dele, como presidente da Câmara, já estaria sendo feito.
03:49Portanto, a gente também aguarda quais serão os próximos passos da Câmara dos Deputados agora, com relação a essa prisão,
03:57que vai ser mantida também lá na Itália.
04:00Mas é preciso, então, aguardar primeiramente esse processo de extradição ser finalizado pra saber se ela vai voltar pro Brasil ou não,
04:08pra aí sim, então, a gente saber já os próximos passos dela aqui no Brasil, quais serão, então, essas medidas a serem tomadas.
04:16Patrícia.
Comentários