00:00Pra falar sobre uma outra grande preocupação, é o Vitor Massulo, que está conosco direto de Manaus.
00:06Tudo bem, Massulo? Vamos falar sobre síndromes respiratórias, aumentando aí o número de crianças com gripe nos estados do Amazonas, de Roraima, do Rio Grande do Norte.
00:16Você sabe que eu estive aí há pouco tempo e até achei estranha essa história, né? Essa notícia, porque tá fazendo muito calor.
00:24Então explica pra gente. Bom dia.
00:26Bom dia, Patrícia. Tudo bem? Um ótimo dia a todos que nos acompanham aqui no Bora Brasil.
00:34Ontem mesmo, inclusive, eu estava falando com alguns pais e de fato confirmaram que as crianças estão aí com os sintomas da gripe.
00:42O cenário agora é de alerta, segundo o boletim InfoGripe, divulgado pelo Sistema Único de Saúde, uma estratégia que monitora o cenário em tempo real aqui no país.
00:52Cenário de alerta no Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte e o boletim aponta ainda a retomada de crescimento também no Rio Grande do Sul.
01:01Nós estamos em um pronto-socorro infantil na zona sul de Manaus.
01:05Por aqui, apesar dos dados divulgados na semana epidemiológica, a movimentação até o momento é tranquila.
01:12Ainda mais fica o alerta, a vacina ainda é o principal meio de prevenir a doença, a gripe, a influenza A.
01:19Então você, papai, mamãe, leve o seu filho na unidade de saúde mais perto da sua casa para receber a vacina, tomar a vacina, porque é um meio de prevenir a doença.
01:30A expectativa é que haja esse aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave nos estados citados e as crianças têm os sintomas da febre, coriza, dor no corpo, aquela indisposição.
01:44Mas se levar a criança para vacinar, o cenário pode mudar sim e tem vacina disponível.
01:49Eu volto ao estúdio.
01:50Eu volto ao estúdio.