Quase 700 produtos brasileiros ficaram de fora da taxação de 50% imposta pelo presidente americano Donald Trump. Entre eles estão o petróleo, o suco de laranja, a celulose e aeronaves.
00:00Vamos seguir aqui no telão para entender melhor quais são os produtos brasileiros impactados por esse tarifaço de 50%.
00:06Lembrando que o pagamento dessa taxa é feita pelo importador, ou seja, o comerciante americano que compra o bem de consumo ou a matéria-prima aqui de nós brasileiros.
00:15E esse valor vai para os cofres do governo americano que está batendo recordes depois dos sucessivos tarifaços de Donald Trump contra vários países.
00:23Os mais relevantes dos produtos brasileiros são o café e a carne bovina, usada principalmente para fazer os hambúrgueres, tradição americana.
00:34Frutas tropicais como a manga, o cacau, a uva, o açaí também estão nessa.
00:41O cacau brasileiro que dá origem ao chocolate, o açaí é um sucesso por lá, a uva lá é um sucesso também, é a nossa uva sem semente.
00:49Seguem nessa lista móveis, os itens têxteis como roupas e produtos de cama, mesa e banho, além dos calçados que compõem uma indústria gigantesca no Brasil.
01:00Nessa segunda tela agora, a gente vai ver a lista das exceções que são muitas.
01:06Cerca de 700 produtos que estão isentos da cobrança extra de 50%.
01:12Destaque para o petróleo, o suco de laranja, que cerca de 80% de tudo que é consumido pelos americanos vai do Brasil exportados para os Estados Unidos.
01:22E outro item importante que fica fora do tarifaço é esse ali, aeronaves e peças, os aviões.
01:31A gente lembra que a Embraer vende aviões comerciais de médio porte para as companhias aéreas americanas.
01:37Tem ainda celulose, que é a matéria-prima do papel, carvão, diversos tipos de combustíveis, como o querosene, o gás natural e um dos principais produtos da indústria brasileira, que é o aço.
Seja a primeira pessoa a comentar