Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 6 meses
Uma operação da Polícia Federal explodiu 16 dragas, que são aqueles equipamentos usados em garimpos ilegais para fazer a extração de sedimentos em rios no interior do Amazonas.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Agora 8h45, a gente vai então do sul pro norte do país, é o Vitor Massulo que tá postos pra trazer detalhes de uma operação que acontece aí em Manaus, né, na apuração da Polícia Federal,
00:10explodindo 16 dragas, que são aqueles equipamentos, máquinas, né, usadas em garintos ilegais. Conta pra gente como é que tá a situação dessa operação por aí, Vitor. Bom dia.
00:18Os garimpeiros utilizam balsas improvisadas para explorar a região. Cíntia, Patrícia, um ótimo dia a todos.
00:28A Operação Campô, coordenada pela Polícia Federal, iniciou no dia 22 deste mês e segue até amanhã com o objetivo de combater essa prática criminosa,
00:38que causa a degradação do meio ambiente. A Operação Campô também conta com equipes do Instituto Chico Mendes e também da Fundação Nacional dos Povos Indígenas Afunai.
00:48A operação se concentra na calha do rio Jutaí, no interior do Amazonas. As equipes já identificaram a degradação de parte da calha do rio Jutaí em decorrência do mercúrio.
01:01Os garimpeiros utilizam o mercúrio para então tentar extrair minérios da região. Isso causa degradação, polui os rios da Amazônia e causa a morte também de espécies nativas aqui da nossa floresta.
01:14A partir de agora, as equipes fazem um levantamento para mapear os locais com maior incidência para a atuação dos garimpeiros.
01:2316 dragas foram destruídas, mercúrio e rádios comunicadores apreendidos. A operação vai até amanhã. Eu volto ao estúdio.
01:32Obrigada, Mazulo, pelas informações do norte do país.
01:35Passos
01:36Passos
01:36Passos
01:43Max
Comentários

Recomendado