Em evento da XP, Helder Barbalho rebateu as críticas sobre a realização da COP30 em Belém, no Pará. O governador defendeu a capital paraense em meio a questionamentos sobre infraestrutura e hospedagem, afirmando que "não adianta secar o Pará" e que a cidade vive um momento de investimentos sem precedentes para receber a conferência do clima.
Assista à íntegra: https://youtube.com/live/0qE3-fo2XJA
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal Jovem Pan News no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O governador do Pará, Hélder Barbalho, esteve num evento aqui em São Paulo e se manifestou sobre as críticas constantes de que a capital Belém não teria estrutura para receber a Conferência Mundial do Clima em novembro desse ano.
00:15O repórter Daniel Lian.
00:18O Brasil deve buscar diálogo com os Estados Unidos para tentar chegar a um acordo sobre o tarifácio imposto por Donald Trump aos produtos brasileiros.
00:27Essa é a avaliação do governador do Pará, Hélder Barbalho, que manifestou preocupação com possíveis efeitos indiretos.
00:36Segundo ele, é preciso ter cuidado a fim de evitar um tensionamento maior que possa gerar repercussões no emprego dos brasileiros e no custo das operações.
00:48O governador paraense afirmou que a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris e a atitude de confronto às questões climáticas gerou estresse geopolítico que eleva o papel do setor privado na COP30.
01:04Em relação à conferência, ele destaca que a hospedagem não será um problema porque os leitos disponibilizados serão suficientes para atender a demanda.
01:16A oferta de leitos está assegurada.
01:19Nós estamos disponibilizando cerca de 50 mil leitos para que possamos, no prazo de 12 dias de evento, atender a todos os visitantes.
01:31Em paralelo a isto, soluções importantes estão consolidadas.
01:34Já anunciado cinco mil leitos disponíveis através de navios de cruzeiro.
01:42Também lançado esta semana a plataforma do governo federal para acesso aos leitos, com isso inclusive garantindo a facilitação para que as pessoas possam viabilizar a sua hospitalidade.
01:57Ele indica que o sucesso do evento está garantido pelas inúmeras delegações que já confirmaram presença.
02:05Todas as 196 delegações estão garantidos os seus leitos, portanto nós teremos todos os negociadores presentes na COP e, claro, legitimando o evento.
02:16A COP30 será uma oportunidade para se ampliar horizontes.
02:21O governador indica que a região amazônica tem tudo para se tornar um polo de biotecnologia, semelhante ao Vale do Silício nos Estados Unidos.
02:32Nós passamos agora a discutir o pós-COP, o legado que a COP pode nos trazer.
02:38E apresentar o Vale de Biotecnologia da Amazônia representa soluções baseadas na natureza que possam, com agregação de conhecimento, com agregação de valor, nós possamos transformar a nossa biodiversidade.
02:54Barbalho acrescenta que a tecnologia figura na transformação do país com um olhar para a sustentabilidade, que está cada vez mais posicionada na agenda global.