Em meio aos concílios de Latrão, surge um opositor a doutrina eclesiástica católica no século 12 que é lembrado até os nossos dias, o seu nome é Pedro Valdo.
Abastado comerciante de Lyon, Pedro Valdo se converteu após ouvir uma pregação a respeito de Aleixo de Roma em 1173, que viveu no século VI e tinha abdicado de seus bens, seguindo a mensagem de Jesus ao jovem rico, mencionado em Mateus 19.
Comovido, decidiu se desfazer de seus bens, com exceção do que fosse necessário para o seu sustento e de sua família, mas ao tomar essa decisão teve problemas com a sua esposa. Então lhe propôs duas escolhas:
Em manter a propriedade pessoal ou seus imóveis, pois tinha campos, casas, aluguéis, vinhas, moinhos e direitos de pesca. Ela decidiu por manter seus diversos imóveis.
De sua casa ele fez um asilo a qualquer que tivesse sido tratado injustamente; grande parte disso ele deu às suas filhas que, sem consentimento de sua mulher, as mudou para o convento de Fontevraud-l'Abbaye; mas a maior parte de seu dinheiro ele deu aos pobres. Neste período, uma grande fome estava assolando a França e Alemanha. Valdo, então, deu pão com legumes e carne a quem pedisse, por três dias, em qualquer semana entre Pentecostes e a festa de Libertação de São Pedro.
Com uma tradução do Novo Testamento para o seu idioma, começou a pregar e atraindo os pobres, formou um grupo de seguidores denominado, os Valdenses.
A igreja católica, através do Papa Alexandre III não aprovou suas doutrinas, mas a primeira condenação foi emitida pelo Papa Lúcio III, em 1184: os valdenses, que eram então chamados de "Pobres de Lyon", foram atingidos por um anátema perpétuo.
A perseguição foi violenta, obrigando os Valdenses a se refugiarem em diferentes esconderijos
Pouco depois da morte de Valdo em aproximadamente 1205, começou a Cruzada contra os albigenses que envolveria maciçamente os seguidores dos Valdenses, que, enquanto isso, se espalharam do sul da França para a Itália.
Em 1215, chegou a condenação definitiva, por heresia, pelo Concílio de Latrão IV. As condenações à fogueira eram pronunciadas "por valdesia". Os sobreviventes, em 1532, aderiram à Reforma de Calvino e, desde então, constituem uma Igreja Reformada Evangélica.
Mas em Roma pressionavam por uma solução final, e depois de um século de tolerância, uma ofensiva liderada por Vittorio Amedeo II deu origem a um vasto massacre que forçou os sobreviventes a fugir para a Suíça, de onde voltariam em 1688.
A verdadeira liberdade chegou em 1848 com as Cartas Patentes de Carlo Alberto, que reconheceu os direitos civis aos valdenses.
00:00Em meio aos concílios de Latrão, surge um opositor à doutrina eclesiástica católica no século XII, que é lembrado até os nossos dias.
00:08O seu nome é Pedro Valdo Comerciante Abastardô de Lyon.
00:11Pedro Valdo se converteu após ouvir uma pregação a respeito de Aleixo de Roma, em 1173, que viveu no século VI, e tinha abdicado de seus bens.
00:20Seguindo a mensagem de Jesus ao jovem rico, mencionado em Mateus XIX, como ouvido, decidiu se desfazer de seus bens.
00:27Com exceção do que fosse necessário para o seu sustento e de sua família.
00:32Mas ao tomar essa decisão, teve problemas com a sua esposa.
00:35Então lhe propôs duas escolhas, em manter a propriedade pessoal ou seus imóveis, pois tinha campos, casas, aluguéis, vinhas, moinhos e direitos de pesca.
00:46Ela decidiu por manter seus diversos imóveis.
00:48De sua casa ele fez um asilo a qualquer que tivesse sido tratado injustamente.