00:00Um evento na Inglaterra, ainda movimento noticiário na astronomia.
00:06Ontem você viu três pesquisas super interessantes apresentadas por lá.
00:11E hoje temos mais novidades.
00:14Dessa vez, cientistas querem entender melhor como o universo era no começo de tudo.
00:21Vamos ver.
00:22Astrônomos planejam lançar um satélite ao lado distante da Lua para descobrir novas informações sobre o amanhecer cósmico, os primeiros milhões de anos após o Big Bang.
00:38O grupo apresentou o projeto durante a Reunião Nacional de Astronomia 2025, coordenada pela Royal Astronomical Society em Durham, na Inglaterra.
00:48A missão, chamada de CosmoCube, é liderada pela Agência Espacial do Reino Unido em consórcio com pesquisadores das Universidades de Cambridge e Portsmouth, além do Laboratório Rutherford.
00:59Os dados captados poderão dar pistas sobre a origem do universo e como estruturas cósmicas se formaram, incluindo galáxias e estrelas.
01:08Para detectar os sinais do universo primordial, os cientistas precisam de silêncio.
01:14A Terra é um local cheio de sinais de rádio, além de ter a interferência causada pela atmosfera, fatores que atrapalham as pesquisas.
01:22Segundo o comunicado da equipe, é como tentar ouvir um sussurro enquanto um som barulhento está acontecendo na porta ao lado.
01:30Por isso, o grupo pretende detectar sinais de rádio no lado oculto da Lua, que atua como um escudo gigante bloqueando o ruído de rádio da Terra.
01:39Lá, o sussurro ancestral, como definem os pesquisadores, poderá ser captado e revelar novas informações sobre o início do cosmos, um período ainda pouco explorado.
01:51Ao fazer isso, o CosmoCube pretende nos ajudar a entender melhor como nosso universo se transformou de um estado simples e escuro para o cosmos complexo e cheio de luz que vemos hoje, com todas as suas estrelas e galáxias.
02:07A equipe planeja um roteiro de lançamento de 4 a 5 anos, com a meta de atingir a órbita da Lua antes do final desta década.
Comentários