O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu a situação de emergência em 11 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas ocorridas em junho. A portaria oficial foi publicada nesta segunda-feira (07) no Diário Oficial da União. Reportagem: Arthur Cipriani
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/HXInCYo9Kno
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional reconheceu a situação de emergência em 11 municípios afetados pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
00:10O Arthur Cipriani está aqui com a gente e tem mais detalhes a respeito desse tema.
00:15Arthur, bom dia pra você, bem-vindo.
00:18Bom dia a todos. Realmente, a portaria com esses reconhecimentos foi publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.
00:25Estão na lista diversos municípios, alguns pelo reconhecimento federal por causa das chuvas intensas e um deles por alagamento.
00:33Segundo o próprio Ministério, com o reconhecimento, as prefeituras ficam aptas a solicitar recursos do governo federal para ações da defesa civil,
00:42como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e também voluntários, kits de limpezas para residências, higiene pessoal, dormitórios, entre outros.
00:53A pasta informou que, até o momento, o Rio Grande do Sul tem 358 reconhecimentos vigentes,
01:00dos quais 309 são por estiagem, 36 por chuvas intensas e outros 6 por ventaval, 3 por queda de granizo, 3 por reenxurrada e 1 por alagamento.
01:11As solicitações são feitas, então, através do Ministério, mas muitos municípios buscam ainda ajuda e auxílio devido às estiagens e agora pelas fortes chuvas.
01:22São vários transtornos que o Rio Grande do Sul vem passando nos últimos meses, Donato, mas que a gente espera, logicamente, que tudo se resolva o mais breve possível.
01:31É a nossa torcida também. Muito obrigado, Arthur Cipriani, trazer informações para a gente direto do Rio Grande do Sul.
Seja a primeira pessoa a comentar