O Banco Central diz que contas de clientes e pagamentos do PIX não foram afetados pelo maior ataque hacker já feito contra o sistema financeiro do país.
00:00O Banco Central, aqui no Brasil, diz que contas de clientes e pagamentos do PIX não foram afetados pelo maior ataque hacker já feito contra o sistema financeiro do Brasil.
00:12Os golpistas podem ter desviado perto de um bilhão de reais de contas de reservas dos bancos.
00:19A fraude não afetou diretamente os clientes e nem o saldo mantido nas contas.
00:23As vítimas foram seis instituições financeiras que contrataram a C&M Software, uma empresa prestadora de serviços de tecnologia que oferece provedor, geralmente para bancos menores, acessarem o sistema do Banco Central.
00:37Os nomes dos bancos não foram divulgados.
00:40Assim que o ataque foi comunicado, o Banco Central determinou o imediato desligamento do acesso dessas instituições financeiras ao sistema do PIX, que, segundo o banco, não foi afetado.
00:50Apurações foram abertas aqui na sede do BC e nas polícias federal e civil.
00:55Os crimes investigados são lavagem de dinheiro, organização criminosa, invasão de dispositivo eletrônico e furto mediante fraude.
01:03Eles transferem esse dinheiro dessa conta maior para várias contas pequenas de laranjas, que são cooptadas aí na internet, contas falsas que são criadas em nome de outras pessoas.
01:13E a partir dessas contas, eles fazem compras de ativos de criptomoedas.
01:19Hoje, o Banco Central já liberou a CIM para voltar a operar o PIX de forma parcial, depois de adotar medidas para evitar novos ataques.
Seja a primeira pessoa a comentar