A Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh) obram do deputado Nikola Ferreira (PL-MG, foto) uma indenização de 5 milhões de reais pelo episódio em que o parlamentar discursou usando uma peruca, no Dia Internacional da Mulher.
“Não se deve permitir que a população brasileira seja exposta a falas criminosamente transfóbicas proferidas na maior esfera do Poder Legislativo do país, mediante grave violação de valores fundamentais historicamente conquistados, exclusivamente para que o parlamentar, costumeiro incitador de ódio, ganhe mais seguidores e likes nas redes sociais”, argumentam as entidades em ação civil pública apresentada à 12ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios.
Para os autores da ação, “independentemente da responsabilidade criminal e ética a ser apurada nas esferas competentes, se faz necessário manejar a presente ação para requerer a reparação de dano moral coletivo e dano social infligidos à comunidade LGBTQIA+ e à sociedade brasileira de modo geral”. Os 5 milhões de reais seriam revertidos em projetos de acolhimento de vítimas de violência e promoção de direitos dos LGBTI+.
Pelo menos episódio, Nikolas é alvo ainda de uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF) e de representação no Conselho de Ética da Câmara.
Cadastre-se para receber nossa newsletter: https://bit.ly/2Gl9AdL
Confira mais notícias em nosso site: https://oantagonista.uol.com.br/ https://crusoe.uol.com.br/
00:00E olha, aquela brincadeira lá do Nicolas Ferreira de colocar a peruca pode render muito caro para ele, pode ficar, custar muito caro e é bem provável que no fim das contas ele tenha que fazer a mesma vaquinha que a Zambelli fez.
00:12A Aliança Nacional LGBTIA+, e a Associação Brasileira de Famílias Homotrans Afetivas cobram do deputado Nicolas Ferreira uma indenização no valor de 5 milhões de reais pelo episódio que a gente acompanhou, onde ele discursou usando a peruca no Dia Internacional da Mulher.
00:32As entidades apresentaram uma ação civil pública na 12ª Vara Civil do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e argumentam que não se deve permitir que a população brasileira seja exposta a falas criminosamente transfóbicas proferidas na maior esfera do poder legislativo do país, mediante grave violação de valores fundamentais historicamente conquistados.
00:57e exclusivamente para que o parlamentar, que segundo eles, é um costumeiro incentivador de ódio, ganhe mais seguidores e likes nas redes sociais.
01:08Para os autores da ação, independentemente da responsabilidade criminal e ética a ser apurada nas esferas competentes, se faz necessário manejar a presente ação para requerer a reparação de dano moral, coletivo e dano social, infligidos à comunidade LGBTQIA+.
01:27E a sociedade brasileira, de acordo com as duas entidades, os 5 milhões de reais seriam revertidos em projetos de acolhimento de vítimas de violência e promoção de direitos da comunidade LGBTIA+.
01:42Pelo mesmo episódio, o Nicolas também é alvo de uma notícia crime no Supremo Tribunal Federal e de representação no Conselho de Ética da Câmara dos Deputados.
01:54E isso rendeu bastante e pode custar caro para o parlamentar, essa atuação junto ao parlamento.
Seja a primeira pessoa a comentar