Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 4 meses
Nesta semana que se encerra, foram divulgadas três pesquisas (Paraná, Quaest e PoderData) sobre intenções de voto para presidente. Quando analisadas comparativamente em nível regional, conclui-se que cada instituto registrou um resultado "fora da curva" em determinada região. 

No Nordeste, por exemplo, as pesquisas do Instituto Paraná e do Poder Data deram a Lula índices de 51% e 48%, respectivamente. Na Quaest, porém, o petista apareceu com 61% de intenções de voto entre os nordestinos, distanciando-se do apurado nas outras duas sondagens.

No Sul, ocorreu efeito semelhante. Quaest e Poder Data deram a Lula 41% e 39%, respectivamente. Mas na apuração do Instituto Paraná, o petista teria apenas 31%, cerca de dez pontos de diferença.

No Centro Oeste, Jair Bolsonaro apareceu com apenas 35% na Quaest, enquanto marcou 45% e 46% nas sondagens da Paraná Pesquisas e do Poder Data. No Sudeste, Lula apareceu com 44% na pesquisa da Poder Data, enquanto marcou 39% e 37% nas demais. Bolsonaro se destacou com 43% no Norte, segundo a mesma sondagem -- distante dos 35% e 37% encontrados pelas concorrentes.

Cadastre-se para receber nossa newsletter:
https://bit.ly/2Gl9AdL​

Confira mais notícias em nosso site:
https://www.oantagonista.com​

Acompanhe nossas redes sociais:
https://www.fb.com/oantagonista​
https://www.twitter.com/o_antagonista​
https://www.instagram.com/o_antagonista

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Olha só, eu publiquei um levantamento comparativo de três pesquisas presidenciais que foram divulgadas na semana passada, do Instituto Paraná, da Coeste e do Poder Data.
00:15Quando analisadas comparativamente em nível regional, concluísse que cada instituto registrou um resultado fora da curva, olha só que interessante, em determinada região.
00:24No Nordeste, por exemplo, as pesquisas do Instituto Paraná e do Poder Data deram a Lula índices de 51% e 48% respectivamente, índices próximos.
00:37Na Coeste, porém, o petista apareceu no Nordeste com 61% das intenções de voto entre os nordestinos, distanciando-se do apurado nas outras duas sondagens.
00:48Olha só que interessante, é aquele resultado fora da curva, muito mais acima do que os outros dois institutos.
00:56Isso em relação ao Nordeste.
00:57No Sul, ocorreu efeito semelhante a Coeste e o Poder Data deram a Lula 41% e 39% respectivamente, índices semelhantes.
01:08Mas na apuração do Instituto Paraná, o petista teria apenas 31%, ou seja, quase 8 pontos ou até 10 pontos percentuais a menos.
01:16No Centro-Oeste, o Jair Bolsonaro apareceu com apenas 35% na Coeste, enquanto marcou 45% e 46%, mais uma vez, quase 10 pontos de diferença, 11 pontos de diferença, nas sondagens do Paraná e do Poder Data.
01:33No Sudeste, o Lula apareceu com 44% na pesquisa do Poder Data, enquanto marcou 39% e 37% nas demais, mais uma vez, um pouco fora da curva, fora inclusive da margem de erro.
01:47Bolsonaro se destacou com 43% no Norte, segundo a mesma sondagem, distante dos 35% e 37% encontrados pelas concorrentes.
01:57Então, olha só que interessante.
01:58Cada instituto forçou em algum momento, ficou fora da curva o resultado, só que na média geral, os três institutos apresentam números próximos, considerando as variações dentro da margem de erro.
02:09Então, está aí, tabulado para vocês conferirem esse comparativo, que eu acho que ajuda na compreensão do efeito e até das divergências que muitas vezes surgem em relação a esses institutos, em essas pesquisas.
02:27Transcrição e Legendas por Quintena Coelho
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado