00:01Uma coisa importante aqui, olha só, tem a ver com o que a gente acabou de conversar, né, quem vota, como vota, não, pode tirar essa matéria aí e põe o esboço do programa do PT, que prevê o fim do teto de gastos e da reforma trabalhista.
00:18Então, tudo que pode evoluir, essa turma está querendo o quê? Retroceder. Então, assim, nem tudo que se faz é bom, apesar de a pauta às vezes ser positiva, né, para a evolução da sociedade, para a redução do tamanho do Estado, porque aqui no Brasil eles conseguem deturpar tudo, distorcer privatização e o diabo.
00:39Como acontece com a privatização da Eletrobras, que já meteram jabutis lá para tentar beneficiar um empresário X, amigo de A, B e C, né, e com um custo para o próprio Estado que vai se igualar ao benefício que traria a privatização.
01:00Então, assim, e se ninguém discute, e se é sempre assim, sim ou não, igual essa gente? Ah, é contra, nacionaliza. Ah, não, então privatiza. Vamos parar com esse negócio.
01:14Isso está inviabilizando o debate e está inviabilizando a sociedade.
01:18É preciso dialogar.
01:24O Arthur Lira, ele se aproveita dessa polarização para fazer o quê? Para aprovar, tudo precisa aprovar, toque de caixa, como aconteceu diversas vezes no ano passado e neste ano, sem debate.
01:35É código eleitoral, é não sei o quê, aí cria um grupo de trabalho, não passa na comissão temática, não passa na comissão especial.
01:41Quando você vai ver, o negócio já está sendo votado no plenário, em regime de urgência, à noite, e você nem sabe como é que aquilo surgiu.
01:51Então, assim, o Congresso Nacional é o local onde se deve travar esse debate, onde esse debate precisa ser travado de qualquer projeto.
02:00Não importa se da esquerda, da direita, do centro, de cima, de baixo.
02:05Qualquer iniciativa que chegue para o debate, que ela inicie a sua tramitação passando lá pela CCJ, dizendo, ó, tá, é constitucional.
02:15Beleza, agora vamos discutir o mérito.
02:18A discussão de mérito, ela não está sendo feita.
02:22E não existe esse Estado Democrático de Direito se não existe debate legislativo, Arthur Lira.
02:30Sai para o Rodrigo Pacheco também.
02:33Então, assim, senhores eleitores, senhoras eleitoras, nós precisamos cobrar dessas lideranças que respeitem a Constituição,
02:44que respeitem todo o trâmite legislativo, o rito legislativo, como eles gostam de dizer,
02:52que respeitem as leis, que respeitem o voto, que respeitem o eleitor, que respeitem o pagador de impostos.
03:00Eu quero ver sendo travado o debate, com todos os lobbies, pressão daqui, pressão dali, com a sociedade sendo ouvida, com a audiência pública.
03:10É assim que a gente evolui.
03:13É assim que uma proposta legislativa evolui e cresce.
03:16Mas não, eles travam o debate, travam de travar mesmo, impedem, inviabilizam o debate, excluem a sociedade desse processo,
03:27definem o texto em convescotes, em jantares, nos seus apartamentos e mansões,
03:33depois combinam os votos, veem um horário que você não esteja prestando atenção,
03:39coloca esse negócio na pauta, aprova urgente e ponto.
03:42Aí depois fica lá o presidente, não, mas eu vou vetar.
03:46Vai vetar, vai voltar e vão derrubar o veto.
03:50E muitas vezes também essa dinâmica é combinada.
03:55Acordem, acordem, acordem para o legislativo, acordem para o Congresso Nacional.
Seja a primeira pessoa a comentar