Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Pesquisadores da Cybernews revelaram um dos maiores vazamentos de dados já registrados, com 16 bilhões de informações expostas em 30 bancos de dados diferentes. Apesar da possibilidade de dados duplicados, a falha representa um risco grave para a segurança digital dos usuários.
Reportagem: Danúbia Braga

Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/l5pr0WxwYMs

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O site Cyber News denunciou o maior vazamento de dados já registrado na história, da Núbia Braga.
00:0816 bilhões. Essa é a quantidade de dados vazados.
00:12De acordo com o Cyber News, os registros estão espalhados por 30 bancos de dados diferentes.
00:19O que torna impossível saber quantas contas e pessoas foram afetadas.
00:23O que segundo Fabírio da Mota Alves, advogado especialista em direito digital, é muito preocupante.
00:29Cada registro contém desde a URL do serviço, o link do serviço do qual a credencial foi vazada, como o login e a senha correspondente.
00:43O que sugere que essa organização foi feita para facilitar ataques automatizados, como a técnica conhecida como stuffing de credenciais,
00:56onde os criminosos tentam acessar várias contas usando justamente essas informações vazadas.
01:03O maior banco de dados pesquisado, com mais de 3,65 bilhões de registros, pode estar relacionado a usuários com idioma português e russo.
01:14Ainda assim, não há informações de vazamentos de dados de brasileiros.
01:18Os especialistas acreditam que, embora os dados tenham ficado visíveis rapidamente, houve tempo suficiente para que os criminosos tivessem acesso às informações que podem ser vendidas na Dark Web.
01:31O especialista em marketing digital, Dalvani Lima, alerta para possíveis golpes, com fotos histórico de onde a vítima esteve.
01:40Essas empresas não são só provedores de conteúdo no YouTube, no Gmail, que é como a gente conheceu o Google ou na Apple Music.
01:49Essas empresas, elas fabricam o sistema operacional e os aparelhos celulares, ou então elas embarcam nesses aparelhos celulares, os sistemas operacionais dela.
01:59Então, todo mundo que tem um iPhone ou tem um Android, em algum momento abriu uma conta nessas empresas.
02:05E quase todo mundo tem conta no Facebook. Então, o risco, além da amplitude do vazamento, é que ele vai abrir a porta para onde a gente coloca a maior parte das nossas informações, que são os nossos celulares.
02:17Dalvani Lima orienta a evitar a reutilização de senhas e o uso de antivírus, tanto no computador, quanto nos aparelhos celulares, como forma de proteção contra esses ataques.
02:28Tem uma sequência de passos que a gente recomenda. O primeiro, o mais importante deles é verificar se nos nossos aparelhos, celulares, tablets, se existe algum vírus.
02:40Mesmo antes de trocar qualquer senha, porque é justamente através de aplicativos maliciosos, que a gente chama de malware, que esses dados foram vazados.
02:49Então, não adianta nada a gente tentar trocar uma senha ou fazer qualquer outro tipo de medida, sem antes verificar que a gente não tem algum vírus no computador, ou no celular, ou no tablet.
02:58O advogado especialista em direito digital, Fabrício da Mota Alves, ressalta que as empresas precisam ter responsabilidade sobre os dados de seus usuários.
03:07Sabemos que as empresas têm obrigações hoje, constituídas de forma legal, ou seja, devem respeitar uma legislação chamada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, LGPD, envolvendo diversas respostas.
03:22E antes mesmo disso, devendo adotar medidas que prevenissem situações como essa.
03:27De acordo com o porta-voz do Google, o vazamento de senhas não decorreu de uma violação de dados do Google.
03:33A plataforma ainda orienta que os usuários devem adotar autenticação mais seguras, como em dois fatores, ou usar o gerenciador de senhas do Google.
03:42Essas ações podem armazenar suas senhas com segurança, e se houver violação, a pessoa será notificada para que possa tomar medidas imediatas.
03:51Mota Alves
03:53Mota Alves
03:54Mota Alves
03:55Mota Alves
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado