Pesquisadores da Cybernews revelaram um dos maiores vazamentos de dados já registrados, com 16 bilhões de informações expostas em 30 bancos de dados diferentes. Apesar da possibilidade de dados duplicados, a falha representa um risco grave para a segurança digital dos usuários. Reportagem: Danúbia Braga
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/l5pr0WxwYMs
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O site Cyber News denunciou o maior vazamento de dados já registrado na história, da Núbia Braga.
00:0816 bilhões. Essa é a quantidade de dados vazados.
00:12De acordo com o Cyber News, os registros estão espalhados por 30 bancos de dados diferentes.
00:19O que torna impossível saber quantas contas e pessoas foram afetadas.
00:23O que segundo Fabírio da Mota Alves, advogado especialista em direito digital, é muito preocupante.
00:29Cada registro contém desde a URL do serviço, o link do serviço do qual a credencial foi vazada, como o login e a senha correspondente.
00:43O que sugere que essa organização foi feita para facilitar ataques automatizados, como a técnica conhecida como stuffing de credenciais,
00:56onde os criminosos tentam acessar várias contas usando justamente essas informações vazadas.
01:03O maior banco de dados pesquisado, com mais de 3,65 bilhões de registros, pode estar relacionado a usuários com idioma português e russo.
01:14Ainda assim, não há informações de vazamentos de dados de brasileiros.
01:18Os especialistas acreditam que, embora os dados tenham ficado visíveis rapidamente, houve tempo suficiente para que os criminosos tivessem acesso às informações que podem ser vendidas na Dark Web.
01:31O especialista em marketing digital, Dalvani Lima, alerta para possíveis golpes, com fotos histórico de onde a vítima esteve.
01:40Essas empresas não são só provedores de conteúdo no YouTube, no Gmail, que é como a gente conheceu o Google ou na Apple Music.
01:49Essas empresas, elas fabricam o sistema operacional e os aparelhos celulares, ou então elas embarcam nesses aparelhos celulares, os sistemas operacionais dela.
01:59Então, todo mundo que tem um iPhone ou tem um Android, em algum momento abriu uma conta nessas empresas.
02:05E quase todo mundo tem conta no Facebook. Então, o risco, além da amplitude do vazamento, é que ele vai abrir a porta para onde a gente coloca a maior parte das nossas informações, que são os nossos celulares.
02:17Dalvani Lima orienta a evitar a reutilização de senhas e o uso de antivírus, tanto no computador, quanto nos aparelhos celulares, como forma de proteção contra esses ataques.
02:28Tem uma sequência de passos que a gente recomenda. O primeiro, o mais importante deles é verificar se nos nossos aparelhos, celulares, tablets, se existe algum vírus.
02:40Mesmo antes de trocar qualquer senha, porque é justamente através de aplicativos maliciosos, que a gente chama de malware, que esses dados foram vazados.
02:49Então, não adianta nada a gente tentar trocar uma senha ou fazer qualquer outro tipo de medida, sem antes verificar que a gente não tem algum vírus no computador, ou no celular, ou no tablet.
02:58O advogado especialista em direito digital, Fabrício da Mota Alves, ressalta que as empresas precisam ter responsabilidade sobre os dados de seus usuários.
03:07Sabemos que as empresas têm obrigações hoje, constituídas de forma legal, ou seja, devem respeitar uma legislação chamada Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, LGPD, envolvendo diversas respostas.
03:22E antes mesmo disso, devendo adotar medidas que prevenissem situações como essa.
03:27De acordo com o porta-voz do Google, o vazamento de senhas não decorreu de uma violação de dados do Google.
03:33A plataforma ainda orienta que os usuários devem adotar autenticação mais seguras, como em dois fatores, ou usar o gerenciador de senhas do Google.
03:42Essas ações podem armazenar suas senhas com segurança, e se houver violação, a pessoa será notificada para que possa tomar medidas imediatas.
Seja a primeira pessoa a comentar