Em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira (03), a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou, em primeira discussão, o projeto de lei que altera o nome da Guarda Municipal para Força de Segurança Municipal. A proposta também cria uma divisão de elite, a Força de Segurança Armada, que terá autorização para portar armas de fogo.
Assista ao Jornal da Manhã completo: https://youtube.com/live/4liT95QpsN0
Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/
Inscreva-se no nosso canal: https://www.youtube.com/c/jovempannews
Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S
00:00O Rio, porque a Câmara dos Vereadores aprovou em primeira discussão o projeto de lei complementar que transforma a Guarda Municipal na principal força da segurança na cidade.
00:11O Rodrigo Viga traz mais detalhes aqui pra gente. Ô Viga, a partir disso, qual é o próximo passo, hein?
00:19A segunda discussão, Nonato. Mais uma vez, bom dia pra você, pra Soraya, pra nosso ouvinte, espectador internauta da Jovem Pan.
00:26Ainda não tem um crivo, né, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro para a regulamentação de como vai funcionar essa nova força, chamada de Força de Segurança Municipal, que vai estar armada.
00:39Na verdade, é um grupo, é um pelotão dentro dessa nova força que vai estar habilitado para usar arma de fogo.
00:45A autorização já foi dada para o armamento da Guarda Municipal através de uma decisão tomada pela própria Câmara aqui carioca de modificação em uma lei, das leis do Rio de Janeiro, que datava de muito tempo atrás.
01:01Falta agora decidir como é que vai ser o uso desse armamento de fogo por parte da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.
01:07Mas a lei orgânica já foi modificada para o uso desse equipamento letal, armas de fogo por parte da Guarda Municipal.
01:16Votação em primeira discussão já foi favorável ao projeto do Poder Executivo, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, 33 votos a favor, dentre os 47 vereadores que votaram.
01:29Falta, como eu disse, falta, como eu disse, essa segunda discussão.
01:32Não tem nada para acontecer, às vezes as coisas aqui na Câmara dos Vereadores acontecem a galope, a toque de caixa.
01:38Pode ser hoje, pode ser na semana que vem, nos próximos dias.
01:42O fato é que para que esse projeto efetivamente tenha o crivo, o carimbo da Câmara Carioca, é preciso passar por uma segunda discussão.
01:51E quando sai da primeira para a segunda, tem que tramitar dentro das comissões da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.
01:57Meu caro Nonato, essa é uma discussão de longa data, vem desde 17, 18, 2018, aqui no Rio de Janeiro, divide opiniões.
02:05Os guardas municipais estão insatisfeitos porque acham que estão sendo desvalorizados, desprestigiados.
02:11E essa nova força vai trazer gente de fora, capacitada, habilitada pelas Forças Armadas.
02:17Vai se criar um pelotão dentro dessa nova Força Municipal de Segurança.
02:20E aí os salários para essa tropa de elite dos armados serão de 13 mil reais, enquanto que um guarda municipal ganha em média por aqui 4, 5 mil reais.
02:32A resistência, a resiliência, críticas, cobranças e até alguns que acham que é uma medida inconstitucional, apesar daquele parecer favorável do STF no ano de 2024.
02:43Rapidamente, já que estamos falando de segurança, Nonato.
02:45Hoje, escolas e unidades de saúde no Complexo do Alemão funcionando normalmente depois de um começo de semana bastante complicado.
02:54Algumas unidades tiveram um funcionamento prejudicado parcialmente ou integralmente.
02:59Dez unidades de ensino nessa terça-feira por conta da morte de um traficante de drogas conhecido como professor no último final de semana.
03:07Era uma peça-chave do Comando Vermelho, era o armeiro quem fornecia armas para essa facção criminosa e movimentava também o dinheiro sujo que vem do tráfico de drogas, armas e munições.
03:19Seria um dos cabeças no esquema que movimentou mais de 250 milhões de reais.
03:23A gente trouxe essa informação aqui ao longo da programação da Jovem Paté.
03:28Até franquias ele abriu em comunidade do Rio de Janeiro para lavar o dinheiro do crime organizado.
03:35Agora um detalhe, essa nova força municipal do Rio de Janeiro não vai ser concebida para entrar em favelas e comunidade.
03:42Apenas para ficar no asfalto dando suporte às forças policiais tradicionais, meu caro Nonato.
03:50Muito obrigado. Rodrigo Viga atualizando informações para a gente no Rio de Janeiro.
Seja a primeira pessoa a comentar