Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 8 meses
Escândalo no INSS. O presidente do instituto disse que o dinheiro será devolvido diretamente na conta dos aposentados e pensionistas. Só falta acertar quando e também de onde o governo vai tirar esse dinheiro.

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00E a gente volta a falar do escândalo do INSS, o presidente do instituto, ele disse que o dinheiro vai ser devolvido diretamente na conta de aposentados, na conta de pensionistas, só falta acertar quando e também de onde o governo vai tirar esse dinheiro.
00:16Carros importados, obras de arte, joias e dinheiro vivo. A soma de bens apreendidos e bloqueados no escândalo do INSS já chega a 2 bilhões de reais.
00:28Usar esse dinheiro para ressarcir os aposentados roubados está no plano levado a Lula por quatro ministros e pelo presidente do INSS.
00:36O problema é a demora para que esse dinheiro caia na conta das vítimas. O envio dependeria ainda de decisões judiciais.
00:44A advocacia geral da União já foi instada pelo INSS quando a abertura dos processos de responsabilização de pessoas jurídicas para a abertura, para a propositura de uma ação cautelar,
00:55foi um bloqueio de bens, não só das instituições, como também dos seus sócios que utilizaram dessas instituições para fraudarem recursos.
01:03Mas a conta não fecha. O governo ainda não sabe exatamente quanto foi fraudado, mas pode ser boa parte dos quase 6 bilhões levantados pela investigação.
01:12Além dos bilhões bloqueados e apreendidos, há também as multas que serão aplicadas às associações.
01:21Mesmo assim, o cobertor é curto e o governo estuda usar dinheiro público para ressarcir as vítimas de uma vez só,
01:29criando um calendário de acordo com o mês de nascimento de cada aposentado.
01:33O pagamento existente de ressarcimento vai recair na sua conta-benefício. Vai cair do mesmo jeito que você recebe sua aposentadoria ou pensão.
01:43Servidores do Ministério da Fazenda avaliam que o recurso pode sair de obras do Plano de Aceleração do Crescimento, o PAC, e das emendas parlamentares.
01:52O uso das emendas enfrenta resistência dos presidentes do Senado e da Câmara.
01:57Já gastar o dinheiro do PAC desagrada a Casa Civil.
01:59Enquanto o governo demora para achar uma solução, a oposição disse que houve omissão e tenta emplacar uma CPI mista do INSS.
02:09O pedido para instalar a comissão deve ser feito na semana que vem.
02:13O novo ministro da Previdência mal assumiu o cargo e já tem que se explicar.
02:17Volney Queiroz sabia desde 2023 que os golpes nas aposentadorias estavam acontecendo.
02:23Em 2021, foi um dos autores do texto que adiou o prazo de fiscalização do desconto de associações na folha de pagamento de aposentados.
02:33Em meio à pressão, o governo viu o partido do ex- e do atual ministro, o PDT, desembarcar da base aliada da Câmara e se declarar independente.
02:42Olha, o governo não tem a menor ideia de quantos aposentados exatamente foram roubados.
02:49O que existe é um levantamento da CGU com menos de 1.500 aposentados que gerou uma projeção.
02:55A maioria esmagadora, desses que eles entrevistaram, não reconhecendo filiação a qualquer entidade, não autorizando desconto algum.
03:03Para a investigação, é um bom ponto de partida.
03:06Para projetar o tamanho do estrago, também, mas para o governo definir quantos aposentados devem ser ressarcidos é insuficiente.
03:15Só uma auditoria, aposentado por aposentado, pensionista por pensionista, é que vai poder dizer quem de fato tem direito a reembolso.
03:24Porque não é possível que sabendo que o dinheiro que vai pagar é o nosso, é o nosso que vai entrar em jogo,
03:30o governo vai se sentir à vontade para baixar a fervura da crise que ele criou, pagando também aqueles que não têm direito.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado