00:00Sempre gostei de futebol. Eu não tenho memórias minhas sem estar ligada ao esporte, especialmente futebol, mas assim, eu gosto
00:09muito de esporte em geral, só que o futebol é o primeiro.
00:13A minha família sempre foi muito ligada a acompanhar esportes, né? Então, futebol sempre muito vivo ali, aí crescendo dentro
00:25de casa, almoço de família, na casa dos avós, convivência com os primos, sempre tudo muito ligado.
00:32Eu, desde cedo também, sempre gostei de jogar. Então, ali com seis anos, sete anos, meus pais me colocaram numa
00:43escolinha de futsal e aí, naquela época, eu era basicamente a única menina da escolinha.
00:50Então, assim, a minha vida inteira sempre foi ligada ao esporte, acompanhando. Joguei futsal no colégio, depois na faculdade também.
01:00Então, sempre estive muito nesse ambiente.
01:03Criança. Então, assim, eu não tinha muita noção dessas coisas, mas quando a gente começa a refletir alguns comportamentos, algumas
01:12coisas que aconteciam,
01:14a gente percebe que tem, sim, o machismo intrínseco, especialmente da época do passado. Eu acho que essa situação vem
01:23melhorando, mas ainda existe, né?
01:25Eu lembro de um evento que teve na minha escolinha. Eu jogava numa escolinha de um clube de Belo Horizonte,
01:34aí teve um evento numa época de Copa do Mundo até,
01:36e eles juntavam todas as turmas, né? Então, tinha gente de diversas idades e formavam ali uma... Cada um era
01:46um país.
01:48E eu lembro que tinha um pai que treinava o time que eu estava e ele não me colocava para
01:53jogar. Só que eu era até melhor do que outras pessoas que estavam jogando.
01:57Então, assim, talvez existisse naquela época, sim, preconceito velado. Eu acho que essa situação vem melhorando ainda, é algo que
02:08faz parte, mas antigamente era mais forte.
02:13A minha faculdade eu nunca fiz pensando em advogar. Não era... Cheguei a fazer estágio, né? Fiz estágio na Justiça
02:22Federal de Minas Gerais,
02:24fiz estágio em escritório de advocacia. E a parte de advocacia nunca foi algo que me chamou a atenção.
02:32Então, o meu interesse seria ter um rumo na área pública mesmo. Então, eu estava estudando para concursos.
02:40Só que o país parou, assim como o resto do mundo, e a área estava muito fria no momento.
02:48E aí veio a oportunidade de poder começar ali a trabalhar com futebol.
02:54Então, meio que uma coisa puxou a outra.
02:56A partir do momento que eu ganhei essa experiência e estava conseguindo comentar jogos,
03:00eu acho que aos poucos eles foram se acostumando com a ideia.
03:04No início ainda muito reticentes, por não ser algo natural para a gente, pelo menos assim,
03:10do INI, nunca passou pela nossa cabeça, né? Isso.
03:15Mas depois eles foram se acostumando mais.
03:18E hoje em dia eu acho que eles estão meio que no mundo da lua no sentido positivo da coisa,
03:25entendeu?
03:26Comemorando também, sempre me mandando mensagem, vivendo essa situação comigo.
03:32E a Copa do Mundo é uma super exposição, né?
03:37Assim, é o maior evento que tem de futebol no mundo.
03:40Eu acho que é um sonho para todo mundo poder trabalhar na Copa do Mundo.
03:44E é algo que às vezes a gente nem tem noção do tamanho dessa exposição.
03:50Então, eu fico muito feliz.
03:52Muito feliz com o rumo, os comentários das pessoas.
03:57É muito gratificante ver isso e olhar também para as mensagens que eu venho recebendo
04:03e para o comentário do Neto.
04:05É algo que eu fico feliz, acho que não só pela repercussão,
04:10mas por ver que eu estou conseguindo passar a mensagem que eu realmente gostaria.
04:16De trazer as pessoas de casa para as transmissões,
04:20para que elas possam se desfrutar também da forma como eu tenho desfrutado.
04:24Então, é uma honra poder receber um comentário como esse do Neto,
04:28que é um cara que é uma referência no meio, né?
04:32Que fala também de muitas causas importantes.
04:36Sou fã do Crack Neto e não só ele.
04:38Tenho recebido também comentários de outras pessoas,
04:41vi uma matéria do Juca Kifuri, Alan Simon falando também,
04:47Alice Klein, Amelie Lacombe.
04:49Não consegui ver ainda a repercussão toda,
04:51mas é claro que o boom do comentário do Neto,
04:55acho que impulsionou isso, então sou muito grata a ele.
04:58Não consegui ainda agradecê-lo, porque não consegui o contato,
05:02só até aproveitar aqui e agradecer a gentileza que ele teve comigo.
05:07Claro que a gente quer comentar mais competições,
05:11você quer comentar competições grandes,
05:14ano que vem a gente vai ter aqui no Brasil uma Copa do Mundo feminina,
05:17que a Casa da TV vai transmitir, então tenho um sonho de estar nessas transmissões,
05:23de poder viver isso, de poder comentar também uma Olimpíada,
05:28mas como eu te falei, acho que o meu grande objetivo é tentar, assim,
05:35traduzir tudo que eu estou vivendo,
05:37essa experiência toda para o pessoal de casa.
05:40é claro que os objetivos pessoais, a gente olha para essas grandes competições,
05:45mas a Copa do Mundo, quando eu era criança,
05:48eu nunca sonhei em poder comentar uma Copa do Mundo,
05:52e hoje eu estou comentando, então já posso dizer
05:54que um dos grandes objetivos já está sendo concretizado,
05:58então é só tentar crescer, tentar melhorar muito,
06:01porque acho que tem muita coisa para poder melhorar e agradecer.
06:05a Copa do Mundo.
Comentários