Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 1 hora

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00Para falar agora de caos na saúde de Ananindeua, o pronto-socorro do município não estaria de portas abertas para
00:07a população
00:08e as demandas estão deixando as UPAs sobrecarregadas.
00:12Edmar Assunção tem os detalhes.
00:14Mais uma vez, problema na saúde pública municipal aqui em Ananindeua.
00:20Eu estou bem em frente à unidade de pronto-atendimento da cidade Nova 2.
00:24É este local aqui que aparentemente tem uma fachada aqui muito bem cuidada, mas no interior deste prédio é onde
00:33os problemas acontecem.
00:34Os pacientes quando buscam atendimento aqui, quando é aqueles casos mais graves que precisam aí de uma transferência para o
00:44pronto-socorro aqui do município de Ananindeua,
00:46é aí que acontece o problema, porque como não há atendimento suficiente para essa transferência,
00:53os pacientes ficam aqui sem aquela estrutura.
00:58Há vários anos nós já viemos denunciando, nós cobramos a inauguração do hospital pronto-socorro municipal,
01:04porque acreditávamos que com a inauguração desse instrumento ele serviria de retaguarda para as UPAs.
01:10O que é que acontece hoje?
01:11Os poucos atendimentos que são feitos são de cirurgias eletivas,
01:15ou seja, são cirurgias que são marcadas para dentro do hospital em torno de 5 pacientes por dia,
01:20uma estrutura que tem mais de 50 leitos de enfermaria e mais de 10 leitos de UTI,
01:25atender 5 pacientes por dia é muito pouco.
01:28E o paciente que está aqui aguardando para ser atendido e para ser encaminhado para sair da sala vermelha,
01:35ele fica sofrendo por essa falta de retaguarda.
01:38Mas não é só isso.
01:39Hoje nós temos um hospital que já deveria ter sido inaugurado, que é o hospital pediátrico,
01:44que a gente também vem denunciando.
01:45Essa unidade mesmo, há poucos dias, a empresa que aluga os equipamentos queria fazer a retirada dos equipamentos
01:53por falta de pagamento.
01:55A Policlínica de Anaindeua está tendo consultas desmarcadas,
01:59porque as equipes médicas que prestam serviço estão sem receber.
02:03Nós já fizemos vários ofícios, vários requerimentos, pedindo explicações por parte da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde.
02:11Não obtivemos resposta. Se foi retirado o equipamento é porque a empresa não teve a paciência de aguardar para receber.
02:19Isso sendo que, por contrato, ela tem direito, após 90 dias de atraso, suspender o atendimento.
02:24Se os médicos estão querendo parar de atender é porque eles não estão tendo paciência,
02:30é porque é perseguição, é porque alguém está mandando eles pararem.
02:33Na verdade, eles estão com 4, 5 meses de atraso.
02:36Então, não há explicação do porquê.
02:40Nada melhor do que a gente mostrar a fachada aqui do pronto-socorro municipal,
02:45porque é exatamente este local que deveria receber esses pacientes para um atendimento mais grave.
02:53Não há interesse por parte da Prefeitura em atender a pleno,
02:58colocar todos os leitos para funcionar, para continuar atendendo a população.
03:03Com certeza porque existe um custo e com certeza porque esse recurso está sendo utilizado em outro lugar.
03:10Então, quando um paciente dá entrada na UPA e ele precisa de um medicamento,
03:16ele deveria ser transferido para essa unidade e permanecer vários dias internado
03:21enquanto ele faz esse tratamento ou enquanto ele aguarda por uma cirurgia.
03:26Se o caso dele for mais grave, ele iria ser encaminhado para a UTI.
03:30E o que acontece hoje é o que os nossos pacientes denunciam muito.
03:34O paciente chega na UPA, sai da UPA só com a dipirona, retorna para casa e um dia,
03:43dois dias depois, no máximo, esse mesmo paciente está precisando voltar à UPA.
03:48São várias denúncias. Todas as semanas a gente recebe pedido de leito,
03:53todas as semanas a gente recebe pedido de ajuda por parte de familiares.
03:57Ao invés dela estar no próprio município, ela tem que se deslocar.
04:00É um custo maior de transporte, é uma logística diferente.
04:03Fora que nós, por não estarmos cumprindo o nosso papel,
04:07acabamos sobrecarregando a saúde de outros municípios.
04:11Aí, olha, a denúncia sobre a situação da saúde no município de Ananideua.
Comentários

Recomendado