00:00Sempre gostei de futebol. Eu não tenho memórias minhas sem estar ligada ao esporte, especialmente futebol, mas assim, eu gosto
00:09muito de esporte em geral, só que o futebol é o primeiro.
00:13A minha família sempre foi muito ligada a acompanhar esportes, né? Então, futebol sempre muito vivo ali, aí crescendo dentro
00:25de casa, almoço de família, na casa dos avós, convivência com os primos, sempre tudo muito ligado.
00:32Eu, desde cedo também, sempre gostei de jogar. Então, ali com seis anos, sete anos, meus pais me colocaram numa
00:43escolinha de futsal e aí, naquela época, eu era basicamente a única menina da escolinha.
00:50Então, assim, a minha vida inteira sempre foi ligada ao esporte, acompanhando. Joguei futsal no colégio, depois na faculdade também.
01:00Então, sempre tive muito nesse ambiente.
01:03Criança. Então, assim, eu não tinha muita noção dessas coisas, mas quando a gente começa a refletir alguns comportamentos, algumas
01:12coisas que aconteciam,
01:14a gente percebe que tem, sim, o machismo intrínseco, especialmente da época do passado. Eu acho que essa situação vem
01:23melhorando, mas ainda existe, né?
01:25Eu lembro de um evento que teve na minha escolinha. Eu jogava numa escolinha de um clube de Belo Horizonte,
01:34aí teve um evento numa época de Copa do Mundo até,
01:36e eles juntavam todas as turmas, né? Então, tinha gente de diversas idades e formavam ali uma... Cada um era
01:46um país.
01:48E eu lembro que tinha um pai que treinava o time que eu estava e ele não me colocava para
01:53jogar. Só que eu era até melhor do que outras pessoas que estavam jogando.
01:57Então, assim, talvez existisse naquela época, assim, preconceito velado. Eu acho que essa situação vem melhorando ainda, é algo que
02:08faz parte, mas antigamente era mais forte.
02:13A minha faculdade eu nunca fiz pensando em advogar. Não era... Cheguei a fazer estágio, né? Fiz estágio na Justiça
02:22Federal de Minas Gerais,
02:24fiz estágio em escritório de advocacia, e a parte de advocacia nunca foi algo que me chamou a atenção.
02:32Então, o meu interesse seria ter um rumo na área pública mesmo. Então, eu estava estudando para concursos.
02:40Só que o país parou, assim como o resto do mundo, e a área estava muito fria no momento, e
02:48aí veio a oportunidade de poder começar ali a trabalhar com futebol.
02:53Então, meio que uma coisa puxou a outra. A partir do momento que eu ganhei essa experiência e estava conseguindo
02:59comentar jogos,
03:00eu acho que aos poucos eles foram se acostumando com a ideia. No início ainda muito reticentes, por não ser
03:07algo natural para a gente,
03:10pelo menos assim, nunca passou pela nossa cabeça, né? Isso.
03:15Mas depois eles foram se acostumando mais, e hoje em dia eu acho que eles estão meio que no mundo
03:23da lua no sentido positivo da coisa, entendeu?
03:25Eu estou comemorando também, sempre me mandando mensagem, vivendo essa situação comigo.
03:32E a Copa do Mundo é uma super exposição, né?
03:37Sim, é o maior evento que tem de futebol no mundo.
03:40Eu acho que é um sonho para todo mundo poder trabalhar na Copa do Mundo.
03:44E é algo que às vezes a gente nem tem noção do tamanho dessa exposição.
03:50Então eu fico muito feliz, muito feliz com o cumo, os comentários das pessoas, assim, é muito gratificante ver isso.
03:59E olhar também para as mensagens que eu venho recebendo e para o comentário do Neto,
04:05é algo que eu fico feliz, acho que não só pela repercussão, mas por ver que eu estou conseguindo passar
04:14a mensagem que eu realmente gostaria.
04:16De trazer as pessoas de casa para as transmissões, para que elas possam se desfrutar também da forma como eu
04:23tenho desfrutado.
04:25Então é uma honra poder receber um comentário como esse do Neto, que é um cara que é uma referência
04:31no meio, né?
04:32Que fala também de muitas causas importantes.
04:36Sou fã do Crack Neto e não só ele.
04:38Tenho recebido também comentários de outras pessoas, vi uma matéria do Juca Kifuri, Alan Simon falando também,
04:47Alicia Klein, Amelie Lacombe.
04:49Não consegui ver ainda a repercussão toda, mas é claro que o boom do comentário do Neto, acho que impulsionou
04:56isso.
04:56Então sou muito grata a ele.
04:58Não consegui ainda agradecê-lo, porque não consegui o contato, só até aproveitar aqui e agradecer a gentileza que ele
05:07teve comigo.
05:07Claro que a gente quer comentar mais competições, você quer comentar competições grandes, ano que vem a gente vai ter
05:15aqui no Brasil uma Copa do Mundo feminina,
05:17que a Casa da TV vai transmitir, então tenho um sonho de estar nessas transmissões, de poder viver isso, de
05:24poder comentar também uma Olimpíada.
05:27Mas como eu te falei, acho que o meu grande objetivo é tentar traduzir tudo que eu estou vivendo, essa
05:37experiência toda para o pessoal de casa.
05:41Claro que os objetivos pessoais, a gente olha para essas grandes competições, mas Copa do Mundo.
05:47Quando eu era criança eu nunca sonhei em poder fomentar uma Copa do Mundo e hoje eu estou comentando, então
05:53já posso dizer que um dos grandes objetivos já está sendo concretizado.
05:58Então é só tentar crescer, tentar melhorar muito, porque eu acho que tem muita coisa para poder melhorar e agradecer.
06:05Obrigado.
Comentários