Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 6 horas
O governo de Taiwan elogiou nesta quinta-feira (5) a conversa entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping, e afirmou que ajudará a "estabilizar" a região no momento em que Pequim aumenta a pressão militar sobre a ilha, que reivindica como parte de seu território.

O vice-ministro taiwanês das Relações Exteriores, Chen Ming-chi, declarou em entrevista à AFP que a ilha, de regime democrático e governo autônomo, não está preocupada com a conversa telefônica de quarta-feira entre os presidentes e que a considera positiva.

"De fato, acreditamos que ajudará a estabilizar a situação, em particular devido ao fato de que a China continua aumentando a tensão no Estreito de Taiwan e em toda a região", disse.

Créditos: AFP

Leia mais:
https://www.em.com.br/internacional/2026/02/7348236-taiwan-diz-que-conversa-xi-trump-ajudara-a-estabilizar-a-seguranca-regional.html

=================================================
INSCREVA-SE EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: www.youtube.com/@correio.braziliense

Siga o Correio Braziliense nas redes sociais:
Instagram - https://www.instagram.com/correio.braziliense/
Twitter - https://twitter.com/correio
Facebook - https://www.facebook.com/correiobraziliense/
=================================================

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O governo de Taiwan elogiou nesta quinta-feira a conversa realizada na véspera entre os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, e da China, Xi Jinping.
00:10O vice-ministro taiwanês das Relações Exteriores, Shen Ming-shi, acredita que a aproximação vai ajudar a estabilizar a região.
00:19Então, não nos preocupamos muito com toda essa comunicação telefônica. Na verdade, acreditamos que ela contribuirá para estabilizar a situação, especialmente considerando que a China continua aumentando a tensão no Estreito de Taiwan e em toda a região.
00:38A China considera Taiwan parte de seu território e não descarta o uso da força para retomar o controle da ilha.
00:51Na conversa telefônica de quarta-feira, Xi pediu a Trump que administre com cautela a venda de armas a Taipei.
00:58Washington aprovou em dezembro a venda de 11 bilhões de dólares em armas a Taiwan.
01:03Pequim respondeu com grandes exercícios militares com fogo real, nos quais simulou um bloqueio da ilha.
01:11Trump comentou sobre a ligação em uma publicação em sua plataforma Truth Social, afirmando que o relacionamento com a China e seu relacionamento pessoal com o presidente Xi são extremamente bons e que ambos estão cientes da importância de mantê-los assim.
Comentários

Recomendado