Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 2 dias
“Existia, sim, uma intenção de matar”, afirma Katarinhuk, advogado no caso do PM Rubenich

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O processo que apura a morte do soldado da Polícia Militar, Ariel Júlio Rubenic, ocorrida durante uma perseguição policial em Cascavel, no oeste do Paraná, segue em tramitação com novos desdobramentos.
00:11Na manhã desta quinta-feira, Cigene conversou com o advogado criminalista, Luciano Catarinho, que é habilitado na semana passada como assistente de acusação no caso.
00:19O crime ocorreu na noite do dia 25 de novembro de 2025, quando Rubenic morreu após ser atingido durante uma perseguição a veículo que fugia em alta velocidade pela cidade.
00:31Segundo a denúncia apresentada pelo Ministério Público, o motorista Edson Ferreira da Cruz conduziu um carro sob efeito de drogas, sem habilitação, e executou manobras perigosas, culminando na colisão fatal.
00:42O réu responde por homicídio qualificado e resistência à prisão, já tendo sido formalmente denunciado pelo Ministério Público.
00:48Luciano Catarinho, que foi procurado pela família do policial para atuar como assistente de acusação e reforça a busca por justiça.
00:56Bom, primeiramente, nós fomos procurados pela família da vítima, do policial Rubenic, que busca ali que verdadeiramente seja feita a justiça nesse caso com a gravidade que foi, então, com rigor da lei.
01:07Houve a denúncia, a denúncia foi oferecida e já foi recebida pelo juiz, estamos aguardando agora a resposta de acusação.
01:13Nós fomos habilitados como assistente de acusação agora, recentemente, nos últimos dias, e o nosso intuito é fazer com que a lei seja cumprida no rigor dela.
01:22A denúncia foi feita por homicídio quadruplamente qualificado, ou seja, com quatro qualificadores, além da desobediência e outros delitos acessórios, o qual a pena ultrapassa os 30 anos de condenação caso haja.
01:34A denúncia foi feita por homicídio quadruplamente qualificado, além de desobediência e outros delitos acessórios, cuja pena pode ultrapassar 30 anos de reclusão em caso de condenação.
01:47Segundo o advogado, os laudos anexados ao processo indicam que o veículo era conduzido a mais de 170 km por hora.
01:54Há ainda nos altos registros de declarações do réu em redes sociais, nas quais teria afirmado que, caso fosse abordado pela polícia militar, passaria por cima.
02:04Nós temos vários laudos que foram juntados, o excesso de velocidade a mais de 170 km.
02:09Na própria denúncia, o Ministério Público menciona de um comentário que o próprio réu fez, dizendo que se aquilo fosse com ele, ou seja, se a polícia aprendesse alguma coisa, ele passaria por cima.
02:22Então você vê que existia ali sim uma intenção de matar, no caso, se fosse com ele, como aconteceu. Ou seja, não foi um mero acidente, foi algo grave.
02:30A morte do soldado Rubenique causou grande comoção em Cascavel, com diversas homenagens ao policial reconhecido como um profissional exemplar e herói.
02:39Rubenique era um policial exemplar, foi enterrado com honras. A esposa, um filho de seis meses e um filho pequeno, também de quatro anos.
02:48Um dia antes do fato, ele saiu para trabalhar, mas eles tinham recebido a chave da casa e nós vimos que foi uma família destruída.
02:55E nós temos todos o desenrolar desse fato.
02:57O réu permanece preso e agora aguarda-se a resposta à acusação para que seja marcada a audiência de instrução, etapa que serão ouvidas testemunhas e realizado o interrogatório do acusado.
03:09Nós estamos aguardando que a defesa apresente a resposta à acusação, que é o start de início para marcar ali a questão da própria audiência de instrução.
03:19Para ouvir as testemunhas de acusação, as testemunhas de defesa e interrogar o réu.
03:23Enquanto isso, ele segue preso. O juiz, quando recebeu a denúncia, manteve a prisão preventiva dele.
03:28E nós esperamos que ele fique preso durante todo o processo e não só durante todo o processo, mas com finalização do processo, que ele seja encaminhado, pronunciado, mandado ao tribunal do júri com todas as qualificadoras e que o conselho de sentença de Cascavel o condene.
03:42Representante da família, o advogado enfatizou a necessidade de responsabilização do réu conforme a lei.
03:48E o que nós vamos buscar é a responsabilização desse sujeito na medida da culpabilidade, lógico, respeitando o contraditório, respeitando a ampla defesa, que os seus advogados possam apresentar aquilo que entendem, que possam defender o seu réu.
04:02E nós, como assistente de acusação, vamos apoiar o Ministério Público em nome da família.
04:06Nós vamos ser os olhos, o ouvido e a boca da família dentro desse processo.
04:10Por fim, Catarinhoque reiterou que a expectativa é de que a pena máxima prevista seja aplicada.
04:1730 anos de condenação. A pena máxima pelo rigor, pela gravidade e pela forma como foi narrado os fatos.
04:24Foi intencional, assumiu o risco, sim, de matar e ele precisa ser condenado pelo tribunal do júri na pena máxima prevista nos tipos penais ali elencados.
04:32A CGN segue acompanhando as movimentações do processo e mantém espaço aberto para a manifestação da defesa.
04:37Fábio Vronsky, para a CGN, informação em tempo real.
Comentários

Recomendado