00:00A Polícia Civil de São Paulo fechou uma central de golpes que funcionava em um prédio na Avenida Brigadeiro Faria Lima, área nobre da capital paulista.
00:08A Júlia Fermino vai nos trazer todos os detalhes.
00:11Nessa sexta-feira, a Polícia Civil de São Paulo prendeu quatro suspeitas de estarem envolvidas em um golpe de fraude financeira,
00:19que funcionava na Avenida Faria Lima, importante centro financeiro aqui da capital paulista, que ficava localizado na zona oeste da cidade.
00:28Essas quatro presas tinham idades entre 27 e 39 anos e atuavam como gerentes e supervisoras do esquema.
00:36Essa ação faz parte da Operação Título Sombrio da Polícia, que foi conduzida pelo DEIC e pela Divisão de Crimes Cibernéticos.
00:44E aí, como é que funcionava esse esquema?
00:45O grupo se passava por uma central de cobranças e oferecia a falsa recuperação de créditos podres, que são as dívidas vencidas.
00:55E aí, as vítimas, que eram principalmente idosos, eram convencidas muitas vezes, sob ameaça, a pagar esses valores que, na verdade, não deviam.
01:04O golpe incluía envio de mensagens falsas, simulando ordens judiciais, o bloqueio de CPF, direcionando também as vítimas para o atendimento telefônico.
01:13Os criminosos, eles alegavam atuar nos setores jurídico e de cobranças e usavam também empresas com sócios e endereços em comum para dar aparência de legalidade.
01:25Então, para passar uma veracidade de que esse golpe era real e não um golpe de fato, né?
01:31E aí, a localização dessa empresa falsa na Faria Lima também ajudava a dar credibilidade a esse esquema, que misturava cobranças reais com fraudes.
01:41Nessa operação, foram apreendidos, então, documentos e equipamentos eletrônicos que podem ajudar nessas investigações.
01:48Mas essas quatro mulheres, que nós começamos dizendo que foram presas, elas foram liberadas depois de pagamento de fiança.
01:55Outros dez suspeitos também foram levados para a delegacia para prestarem esclarecimentos.
02:01E esse caso foi registrado como associação criminosa na quarta delegacia da DC Cyber e as investigações ainda continuam.
02:09De São Paulo, Júlia Fermino.
Comentários