Pular para o playerIr para o conteúdo principal
  • há 7 horas
Transcrição
00:00Desenhos localizados em uma caverna na Ásia podem revelar a arte rupestre mais antiga já identificada no mundo.
00:10As imagens ainda podem ajudar a reescrever a história da migração humana. Vamos conferir.
00:17Uma equipe internacional de arqueólogos anunciou a descoberta do que pode ser a arte rupestre mais antiga já datada com confiabilidade.
00:31As imagens foram encontradas em uma caverna de calcário na ilha de Muna que fica na costa da Indonésia e apresentam desenhos de mãos humanas com dedos pontiagudos, um estilo considerado único da região.
00:45A análise da crosta mineral que se formou sobre as pinturas indica uma idade de 67.800 anos, o que coloca essas representações como um marco para o estudo da criatividade e da migração humana no Sudeste Asiático durante a pré-história.
01:02O estudo foi publicado na revista científica Nature.
01:06As imagens estão localizadas ao longo de uma rota migratória do norte que teria sido usada por humanos modernos ao se deslocar pelo Sudeste Asiático em direção a Sahul,
01:17a antiga massa de terra que unia a Austrália e a Nova Guiné durante a Era do Gelo.
01:23A presença de uma tradição artística complexa nesse local ajuda a preencher lacunas entre os primeiros sítios conhecidos no continente asiático e os vestígios mais antigos da presença humana na Austrália,
01:36sugerindo que esse deslocamento pode ter acontecido há cerca de 65 mil anos.
01:42O objetivo agora é realizar novas buscas para encontrar outras artes rupestres que, eventualmente, possam estar escondidas na região.
01:50Novas evidências podem revelar como essas tradições simbólicas se espalharam entre diferentes grupos humanos no passado.
Comentários

Recomendado