Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O “Conselho de Paz” idealizado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, começa a mostrar divisões entre a comunidade internacional. Enquanto Egito e Israel confirmaram adesão à iniciativa, países como Noruega e França criticaram publicamente a proposta, defendendo que qualquer esforço de mediação na região permaneça vinculado às estruturas da Organização das Nações Unidas.

Foto de Capa: SAUL LOEB / AFP
Imagens: AFP
Acesse o site: https://em.com.br / https://uai.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE: https://www.youtube.com/@PortalUai

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
Instagram - https://instagram.com/estadodeminas/
Twitter - https://twitter.com/em_com/
Facebook - https://www.facebook.com/EstadodeMinas/

#trump #conselhodepaz #naçõesunidas

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O Conselho de Paz, promovido pelo presidente americano Donald Trump, segue ganhando forma.
00:07Nesta quarta-feira, o governo egípcio anunciou que o presidente Abdel Fattah al-Sisi aceitou o convite do republicano.
00:13O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, também disse sim ao presidente americano, que vai presidir o Conselho.
00:20Já o gabinete do primeiro-ministro norueguês, Jonas Garistor, informou que o chefe de governo não vai participar da iniciativa.
00:27Um porta-voz disse à AFP que a proposta dos Estados Unidos levanta uma série de questões que exigem um diálogo mais profundo com Washington.
00:35Destacando que, para a Noruega, é importante que esta proposta seja enquadrada em estruturas já existentes, como a ONU.
00:41A China também saiu em defesa das Nações Unidas nesta quarta-feira, um dia depois de ter divulgado que foi convidada para o Conselho de Paz.
00:48Pequim, que não se pronunciou sobre aceitar ou não o convite, afirmou que defende firmemente o sistema internacional com as Nações Unidas em seu centro,
00:57uma ordem internacional baseada nos objetivos e princípios da Carta da ONU.
01:02A China é membro permanente do Conselho de Segurança da ONU e tradicionalmente defende o sistema das Nações Unidas, embora tenha solicitado reformas.
01:10O Conselho de Paz de Trump foi originalmente concebido para supervisionar a reconstrução de Gaza,
01:16mas o esboço de seu estatuto não menciona o território palestino e é idealizado como um mecanismo global, potencialmente rival das Nações Unidas.
01:24Para ingressar permanentemente no grupo, que alega promover a estabilidade global, os membros devem pagar até 1 bilhão de dólares, mais de 5,3 bilhões de reais.
01:34Já haviam informado que vão participar do grupo o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Bin Zayed Al-Nahiyan,
01:42o rei Mohamed VI do Marrocos, o rei Hamad Bin Iza Al-Khalifa do Bahrein e o presidente de Belarus, Alexander Lukashenko.
01:49A França, parceira de longa data de Washington, afirmou que não vai fazer parte da iniciativa.
01:55Também foram convidados nomes como o primeiro-ministro canadense, Mark Carney,
01:59o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, o presidente russo, Vladimir Putin,
02:03e o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que afirmou não ver como possível participar de um projeto pela paz ao lado de Putin.
Comentários

Recomendado