00:00É isso, pessoal, é o implante contraceptivo subdérmico, é um nome difícil, né?
00:06Mas resumindo, é um implante que você vai colocar aqui embaixo do braço, o que é que ele vai fazer?
00:11Ele vai impedir a gravidez em 99% dos casos, 99% de eficácia, viu?
00:18É super simples, esse tipo de procedimento já existia aqui no Recife desde 2024, só que foi ampliado.
00:25E desde dezembro do ano passado, que tem agora um novo grupo de mulheres que já pode receber o implante.
00:33Daiane de Paula, que é coordenadora de saúde aqui do Recife, já vai explicar pra gente como é que funciona, qual é o grupo prioritário, quais são as mulheres que podem fazer a solicitação?
00:43Então, a partir de agora, mulheres e pessoas com útero com idade de 11 a 49 anos podem acessar as unidades básicas de saúde da família, UBTs e maternidades.
00:54E dentro do seu planejamento reprodutivo, o implante subdérmico ser uma das possibilidades, né?
01:01Em relação à prevenção de uma gravidez indesejada, não naquele momento, ter mais autonomia pra decidir quando e se quer gestar.
01:10Quais são os passos pra poder conseguir?
01:12Passo a passo, eu vou no posto ou na unidade de saúde, levo documentação, depois de quanto tempo eu já tenho acesso?
01:18Pronto, essa usuária, né, ela precisa procurar a sua unidade de saúde da família, de referência no seu, na sua comunidade, no seu bairro e para o acolhimento na unidade.
01:29As unidades têm todo um processo de fazer o agendamento desse procedimento, né, que acontece em poucos dias, depende da agenda de cada unidade e também passar por uma consulta, né, no planejamento reprodutivo.
01:40Então, é algo tranquilo em relação a isso.
01:43Garotas a partir dos 11 anos de idade, tem que estar acompanhada dos pais, precisa de alguma documentação e muito importante que todo mundo já sabe, precisa estar já menstruando, né?
01:54Isso, né, porque a gente tem quanto referência mulheres e pessoas cútero em idade fértil, então a menstruação, ela é um marco, né, na vida das mulheres.
02:03E sim, as adolescentes, elas não precisam estarem acompanhadas de responsáveis, é um direito, né, dentro do estatuto do adolescente, que ela pode acessar a unidade de saúde para cuidados, independente da companhia dos pais.
02:16É claro que a equipe faz todo um diálogo com a família, mas é uma decisão e autonomia do corpo das mulheres.
02:22Tem contraindicação? Tem alguma reação também?
02:25Pronto. Existem algumas contraindicações, né, se tiver suspeita, né, ou uma gravidez reconhecida, não é indicado, né, também mulheres que têm algum histórico de câncer de mama, também, tromboembolismo, trombose no momento, também por ser, né, um método contraceptivo hormonal.
02:42Então, por isso que é importante, né, passar por um acolhimento, uma avaliação dos profissionais de saúde para avaliar, né, a indicação do implanol.
02:50O que é mais? Posso tirar? É reversível?
02:52Isso, totalmente reversível. O momento que a mulher desejar, ela pode retirar, sim, né, e a fertilidade e todo o processo de gestar retorna.
03:00E demora quanto tempo para você fazer a troca de um implante para o outro?
03:04Apesar de ser de longa duração, né, o implante subdérmico, ele tem uma validade de três anos, então, finalizando esse prazo, é necessário realizar a troca, caso essa pessoa deseje continuar com esse método.
03:14Muito obrigada, Daiane, pelas informações, Daiane de Paula, coordenadora de saúde aqui do Recife, já passando todas as informações, notícia boa tem que ser divulgada.
03:24Então, aqui a cidade do Recife já pronta, preparada para fazer aí, ó, esse implante subdérmico. Volto com você no estúdio.
Seja a primeira pessoa a comentar