Pular para o playerIr para o conteúdo principal
O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (08) uma resolução destinada a impedir o presidente Donald Trump de ordenar novas ações militares contra a Venezuela sem a autorização prévia do Congresso, em resposta à recente operação que levou à captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro.

Assista ao Jornal da Manhã na íntegra: https://youtube.com/live/YL5eFkrAiaA

Baixe o app Panflix: https://www.panflix.com.br/

Inscreva-se no nosso canal:
https://www.youtube.com/c/jovempannews

Siga o canal "Jovem Pan News" no WhatsApp: https://whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S

Entre no nosso site:
http://jovempan.com.br/

Facebook:
https://www.facebook.com/jovempannews

Siga no Twitter:
https://twitter.com/JovemPanNews

Instagram:
https://www.instagram.com/jovempannews/

TikTok:
https://www.tiktok.com/@jovempannews

Kwai:
https://www.kwai.com/@jovempannews

#JovemPan
#JornalDaManhã

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:00O Senado dos Estados Unidos aprovou uma medida que impede o presidente do país, Donald Trump, de tomar novas medidas militares contra a Venezuela sem autorização.
00:11O Eliseu Caetano traz os detalhes.
00:13O Senado americano avançou em um texto de resolução sobre os poderes de guerra com o objetivo de impedir o presidente Trump de ordenar futuras operações militares contra a Venezuela sem aprovação do legislativo.
00:26A votação foi de 52 a 47 votos, com uma aliança bipartidária incomum.
00:32Todos os senadores democratas e cinco republicanos cruzaram a linha do partido para apoiar a medida.
00:38A favor, os republicanos que romperam com a liderança do seu partido e apoiaram a resolução incluem Rand Paul, Lisa Morcovitz, Susan Collins, Todd Young e Josh Hawley.
00:50Esses senadores expressaram preocupação com o uso unilateral dos militares sem consulta ao Congresso.
00:58Agora, por que isso importa?
01:00Bem, a Constituição dos Estados Unidos atribui ao Congresso o poder de declarar guerra e autorizar o uso prolongado das forças armadas.
01:07A resolução busca reafirmar esse papel diante de ações executivas militares que muitos legisladores consideram excessivas ou não autorizadas.
01:16A medida veio na sequência de uma série de operações militares controversas ordenadas por Trump na região, incluindo ataques a embarcações no Caribe, no Pacífico, com o pretexto de combater o narcotráfico,
01:30o uso de forças especiais para capturar o presidente venezuelano Nicolás Maduro e a esposa dele, Cília Flores, que foram trazidos para cá, para os Estados Unidos, para enfrentar acusações federais.
01:40E, apesar do avanço no Senado, a resolução ainda precisa ser aprovada pela Câmara dos Representantes e também sancionada pelo próprio presidente para se tornar lei.
01:51A casa é controlada pelos republicanos, o que torna improvável um apoio majoritário.
01:56Mesmo que o Congresso chegasse a aprová-la, Trump tem forte indicação de que vetaria o texto, o que exigiria uma maioria qualificada de dois terços em ambas as casas para ser derrubado.
02:07Um cenário difícil no atual ambiente político.
02:11Os senadores favoráveis à resolução argumentam que ela reestabelece o princípio constitucional de que decisões de guerra e de paz devem ser tomadas com controle legislativo e não apenas pelo executivo.
02:23Por outro lado, o governo Trump e aliados republicanos rechaçaram a iniciativa como uma interferência na autoridade do presidente como comandante-chefe do país, especialmente diante de ameaças percebidas pela segurança dos Estados Unidos no hemisfério ocidental.
02:43Eliseu Caetano, direto dos Estados Unidos, para a Jovem Pan.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado