00:00Vamos voltar a falar sobre o caso do técnico de enfermagem assassinado pelo namorado dentro do próprio apartamento lá na Serra.
00:08No dia do crime, vizinhos escutaram barulhos de briga e viram na porta do imóvel pegadas de sangue deixadas pelo assassino.
00:19Aí não tiveram dúvidas, né Suzy? Acionaram a polícia.
00:23Sim, parece que durante a madrugada eles ouviram bagunça, barulho, coisas sendo jogadas, porque eles voltaram para casa duas horas da manhã.
00:36Às quatro, o Thiago sai, volta 20 minutos depois e aí, de acordo com a polícia, logo em seguida, por volta de sete, meia, oito horas, ele mata Gabriel a facadas, dando facadas nas costas e no abdômen.
00:51Alega para os policiais, quando é interrogado pelo delegado Paulo Ricardo, que viu no Gabriel uma entidade, que Gabriel incorporou uma entidade, então ele pegou a faca que trouxe de casa e o matou.
01:04Um crime assim, que deixa todos nós, evidentemente, estarrecidos.
01:08Logo depois, duas horas depois, ele acaba se internando nessa clínica em Joana d'Arc, aonde acaba sendo preso no dia seguinte, mas a polícia já estava de olho.
01:19Veja aí com detalhes a reportagem que eu preparei para vocês.
01:22Tiago Gonçalves Estofel, de 26 anos, foi preso no dia 29 de dezembro, dia seguinte ao assassinato cometido contra o namorado dele, o técnico de enfermagem Gabriel Costa Castro, de 35 anos.
01:37A prisão, segundo o delegado, aconteceu numa clínica psiquiátrica em Vitória, no bairro Joana d'Arc.
01:43Orientado por um parente, Tiago se internou voluntariamente duas horas após o crime.
01:48Ainda dentro do apartamento, ele faz contato com o familiar e avisa que teria cometido um erro.
01:55Esse parente percebe que o Tiago está na situação de... está transtornado, preocupado com a situação que havia cometido.
02:02Ele cita para esse parente que teria feito uso de entorpecente durante o final de semana.
02:08Esse parente decide orientá-lo a deslocar até essa clínica psiquiátrica porque notou que ele estava transtornado.
02:14O olho roxo da foto, explica ainda o delegado, foi resultado de uma briga que Tiago teve com o irmão dele na sexta-feira, anterior ao crime.
02:24A briga aconteceu na casa deles, em Vila Velha.
02:27Sem ter para onde ir, Tiago procurou o abrigo na casa de Gabriel.
02:31Levou na mochila a faca usada no crime, o que levantou a suspeita de premeditação.
02:37Quando questionado sobre o porquê do uso dessa faca, do transporte dessa faca de Vila Velha para a serra, ele disse que era para se proteger do irmão.
02:46Fato é que essa própria faca ele utiliza para esfaquear a vítima no interior do apartamento e golpeá-la nas costas, no abdômen e também no tórax.
02:55O delegado também apurou junto à família que Tiago tinha problemas com bebida e drogas e que era violento.
03:02O relacionamento com a vítima tinha dois anos e era turbulento.
03:06Ela foi bem clara nessa testemunha em dizer que o relacionamento era baseado em ciúme, possessividade e agressividade por parte do Tiago.
03:16E essa situação, ela motivava inclusive o Gabriel a querer desfazer esse relacionamento.
03:24As investigações apuraram que Tiago tem uma personalidade extremamente violenta.
03:29Tanto que as ocorrências policiais contra ele já começam em 2017, quando numa briga dentro de casa com a própria mãe, ele a agride e tenta enforcá-la.
03:42Nesse período, ele só não respondeu à justiça porque, orientado por um parente, acabou se internando numa clínica psiquiatra.
03:48Em 2023, uma nova ocorrência, um novo registro policial.
03:53Tiago mantém em cárcere uma ex-companheira dele, que logo que consegue fugir dessa situação, vai lá e o denuncia mostrando que, enquanto os dois estavam juntos, ele foi extremamente violento.
04:07Em 2024, novo registro de agressão.
04:11E no final de 2025, o que a gente viu foi exatamente o ápice de toda a violência que esse rapaz praticou, que foi a morte do ex-companheiro aí, do Gabriel.
04:23E, de acordo com o delegado, o motivo do crime é algo assim, um tanto estranho.
04:30Ele disse que, tanto no irmão, que ele brigou na sexta-feira anterior, quanto no Tiago, ele viu a manifestação de uma entidade.
04:40Por isso, esfaqueou o ex-namorado.
04:42Esse argumento, ele utiliza tanto para falar sobre o motivo das agressões contra o irmão, que aconteceu na sexta-feira, e motivou, como a gente conversou aqui no início da fala,
04:55que motivou o deslocamento dele até o bairro de Orimar, que o irmão teria incorporado também uma entidade, e cita essa situação também em relação ao Gabriel no interior do apartamento.
05:05As imagens da movimentação dele e da vítima, nos momentos que antecederam o crime, que, como o Tribuna Notícias mostrou com exclusividade, foram decisivas para determinar a hora da morte de Gabriel.
05:20Às duas horas da manhã, os dois chegam, utilizando ali, bebida alcoólica, né, os dois com a lata na mão, e depois disso, às quatro horas da manhã, aproximadamente, o Tiago sai só do condomínio e retorna 20 minutos depois.
05:33Depois disso, às nove horas da manhã, o último registro deles no condomínio é o Tiago saindo do condomínio, sem a companhia da vítima, a ocasião em que os fatos já teriam ocorrido, né, no interior do apartamento.
05:45Vizinhos passam a relatar, por volta das oito horas, alguns barulhos de quebradeira, né, de pedidos de socorro dentro do apartamento do Gabriel, por volta das oito horas.
05:57É nesse momento que o fato acontece.
05:59Preso, Gabriel teve a prisão em flagrante, convertida em preventiva.
06:05Já vai ser indiciado, né, no crime de homicídio qualificado, pela futilidade e também pelo recurso que impossibilitou a defesa da vítima, em razão do modo, né, que ele utilizou para operar.
06:16Pois é, Douglas, esse aí é mais um caso que se encerra de um crime brutal e estranho, né, que aconteceu lá na Serra.
06:28Parabéns à equipe aí da DHPP da Serra.
06:31Douglas?
06:31Com certeza, obrigada, Tassuzi.
Comentários