00:00Chegaram ao conhecimento do 2º Distrito Policial de Ponta Grossa, por meio de denúncia anônima, informações de que um indivíduo estaria comercializando de forma ilegal, junto às suas redes sociais, medicamentos de uso controlado, sem a devida autorização para tanto.
00:15De acordo com o informado, este homem estaria comercializando medicamentos voltados ao emagrecimento, os populares agonistas de GLP-1, também conhecidos como canetas emagrecedoras, as quais promovem a redução dos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, geram a perda de peso.
00:35A partir dessas informações, foram realizadas as devidas diligências investigativas, as quais evidenciaram que, efetivamente, um homem de 36 anos de idade, residente do bairro São Martim, estaria vendendo de forma irregular citados medicamentos.
00:49A partir disto, foi representado ao Poder Judiciário Local pela expedição do devido mandado de busca e apreensão domiciliar, o qual foi cumprido na manhã deste dia 7 de janeiro de 2026.
01:00Durante as buscas, o homem foi preso em flagrante pela prática do crime previsto no artigo 273, parágrafo 1º do Código Penal, o qual se refere à venda e à exposição à venda de medicamentos sem procedência comprovada e sem o registro junto aos órgãos competentes,
01:19especialmente porque, recentemente, a Anvisa editou algumas resoluções proibindo o uso, sem nenhum tipo de controle, de medicamentos voltados ao emagrecimento, especificamente alguns agonistas do GLP-1.
01:35Durante as buscas, ainda foram localizadas na residência do indivíduo cinco seringas, bem como um frasco de Tirzac-15, um dos medicamentos constantes como proibidos de venda sem autorização,
01:47além do aparelho celular do investigado que era utilizado para estas comercializações.
01:53Em seu interrogatório, o homem confessou a prática do crime, tendo afirmado que havia vendido todo o estoque que havia sido trazido por ele do Paraguai,
02:03estando na posse apenas desse frasco que foi apreendido na manhã desta última terça-feira.
02:08O homem foi encaminhado à cadeia pública local, onde permanece à disposição do Poder Judiciário,
02:14ao passo que as substâncias e demais itens apreendidos foram encaminhados à perícia técnica.
02:20A Polícia Civil reforça o seu compromisso para com a saúde pública, destacando que o uso de medicamentos,
02:27sem o controle médico, sem a devida assistência e sem conhecimento da efetiva procedência desses medicamentos,
02:33pode gerar riscos severos à saúde do usuário, motivo pelo qual tal prática será severamente repreendida na nossa localidade.
Seja a primeira pessoa a comentar