Pular para o playerIr para o conteúdo principal
Um monumento chinês instalado na entrada do Canal do Panamá foi derrubado por ordem de uma autoridade local, em meio às pressões dos Estados Unidos para reduzir a presença do gigante asiático na via interoceânica.

Imagens: AFP

Acesse o site:

uai.com.br
em.com.br

SE INSCREVA EM NOSSO CANAL NO YOUTUBE!

Siga o Portal UAI nas redes sociais:
instagram.com/estadodeminas
twitter.com/portalUai
twitter.com/em_com

#panama #eua #china

Categoria

🗞
Notícias
Transcrição
00:01Um monumento chinês localizado na entrada do Canal do Panamá foi demolido no fim de semana.
00:07Em uma ação surpreendente e rechaçada pelos governos do Panamá e da China, a prefeitura da cidade de Ahaijian ordenou a demolição do Paifang, como os chineses chamam o portal arquitetônico.
00:19A obra foi construída em um mirante da Ponte das Américas, que passa sobre a via.
00:24A autoridade local argumentou que a estrutura, construída em 2004 e simbolizando a amizade entre os dois países, apresentava danos estruturais que representavam riscos.
00:36No entanto, o próprio presidente panamém, José Raul Molino, declarou que não há absolutamente nenhuma justificativa para o que chamou de ultraje.
00:46O chefe de Estado enfatizou que se trata de um ato imperdoável de irracionalidade.
00:51Este local é especial, não apenas para a comunidade chinesa, mas para todos, porque reconhece as contribuições que outras culturas de todo o mundo fizeram aqui para realizar um projeto tão belo e especial como o Canal do Panamá.
01:09Portanto, é um lugar que guarda muitos sentimentos para todos.
01:12Após testemunhar pessoalmente a demolição, o embaixador chinês no Panamá expressou que era um dia sombrio para os 300 mil panamémios de origem chinesa e uma grande perda para a amizade bilateral.
01:30A indignação, acompanhada por ex-presidentes e líderes políticos panamémios, levou o governo molino a ordenar a restauração imediata do monumento em seu local original, em coordenação com a comunidade chinesa no Panamá.
01:44O monumento foi construído para reconhecer as contribuições da comunidade chinesa no país.
01:53Por isso, a demolição de um monumento de tamanha importância neste momento é motivo de surpresa, dor e incompreensão para nós.
02:03A demolição ocorreu em meio à pressão dos Estados Unidos para reduzir a presença do gigante asiático na hidrovia interoceânica.
02:11Nos últimos meses, o presidente Donald Trump ameaçou retomar o controle do canal, alegando que ele está sob controle de Pequim porque a empresa Hutchinson Holdings, com sede em Hong Kong, opera dois portos nas costas do Pacífico e do Atlântico em regime de concessão.
02:28Sob essa pressão, a Hutchinson Holdings concordou em vender os dois terminais que administra para um conglomerado liderado pela empresa americana BlackRock.
02:37No entanto, a China vê o acordo como suspeita e agora empresas chinesas estão interessadas em adquirir dois novos projetos portuários que serão colocados em licitação.
Seja a primeira pessoa a comentar
Adicionar seu comentário

Recomendado